Translate

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Um problema de todos



A corrupção encontra-se tão enraizada à cultura do brasileiro que dificilmente alguém não vai conhecer pelo menos uma pessoa corrupta neste país. Ela abrange praticamente todos os setores e é bastante onerosa para o desenvolvimento da nação.
As causas desse mal estão diretamente ligadas ao contexto histórico do Brasil, que desde o período da colonização instalou-se uma ideologia de se levar a melhor sobre o outro, e também tem uma íntima ligação com a indiferença da grande maioria que contribui para a impunidade no país. O famoso “jeitinho brasileiro” está presente em todos os ramos: Médicos, engenheiros, professores, advogados, políticos, empresários, donas de casa, policiais e todos os demais meios apresentam certos indivíduos corruptos. E muito pouco se faz para mudar essa situação.
As conseqüências da corrupção no país são lastimáveis. O desenvolvimento fica comprometido: Estradas em péssimo estado, hospitais sem infraestrutura,  falta de qualidade na educação; enfim, falta de qualidade de vida. E tudo isso enquanto muitos sonegam impostos, políticos embolsam os impostos pagos, outros traficam drogas ilícitas, outros usam, e o pior de tudo, uma maioria que finge que não vê.
A corrupção irá continuar no Brasil até que a maioria se conscientize de que deve tomar providências para acabar com ela. Caso contrário, o país continuará a ser a terra dos meliantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário