Por que Arquitetura?
Segue dicas para estudantes de arquitetura que estão prestes a começar seu curso: chá vs café, poder dormir e quando a ignorar o seu professor.
Beber chá não café. O café é ótimo para uma súbita explosão de energia sustentando-lhe durante noites em CAD, mas cuidado! A cafeína no café é recebida em seu sangue rapidamente dando-lhe uma corrida inicial, que, se mantido, fará com que o seu corpo queime-a rapidamente. Uma forte caneca de chá tem uma quantidade similar de cafeína, mas ela será liberada de forma mais gradual e o manterá focado, e calma por mais tempo. O chá também é um antioxidante, alivia a tensão e é menos fácil de fazer.
Fazer traços e desenhos com as mãos. O desenho não é apenas uma maneira de se comunicar com os outros é também uma maneira de pensar. A partir de esboços “bagunçados” de Le Corbusier para as grandes pinturas de Zaha Hadid, o desenho é essencial para a prática, a cultura e o progresso da arquitetura.
Quando fizer seus modelos as benditas maquetes, utilize um bisturi afiado. Lâminas de bisturi não são baratas. Quando compradas em lojas artesanais tendem a despontar rapidamente, mas não fique tentado a cortar seus custos usando lâminas de qualquer mercearia. Se você escorregar e cortar-se uma lâmina cega ela te dará um ferimento sujo e doloroso, que leva uma eternidade para curar. No entanto, se você se cortar com uma lâmina nova p corte será mais limpo, vai curar mais rápido e se grave será mais fácil para um médico costurar. Você pode economizar dinheiro comprando lâminas de bisturi pela internet.
Seus professores são uma fonte inestimável de sabedoria e de idéias. Quer uma dica? Abuse deles. Não espere uma semana para ver o seu professor; busque incansavelmente os seus conselhos, opiniões e críticas de vários professores da sua escola. Bater em suas portas, enviar emails, persegui-los pelos corredores, fazer emboscada perto dos seus escritórios. Faça o que for preciso.
Assinar uma revista. Regularmente lendo uma revista de arquitetura será uma valiosa fonte de inspiração.Uma boa revista deve desafiá-lo a pensar profundamente sobre a arquitetura e sua relação com o resto do mundo, mas também deveser uma leitura cuidadosa para entender como cada projeto foi maravilhosamente concebido. Do ponto de vista a diferença entre os alunos que estão lendo regularmente artigos e pequenos ensaios em revistas de arquitetura e aqueles que não estão é dramática comparada a de um professor.Felizmente muitos revistas de arquitetura apresentam grandes promoções estudantis, encontre-os!
“Odeio cálculos, números, estou pensando em desistir”, esse é o questionamento No1. Não vou te dizer que o curso é um mar de desenhos-e-belezas, mas a matemática e física são minoria sim. A grande dica é: se dedique MUITO na primeira matéria de cálculo (cada facul tem seu nome, a minha foi Resistência do Material), o bê-a-bá vem daí, se você abdicar das aulas em prol de chopadas (oi!), vai perder o fio da meada de todo o resto das matérias do curso, com isso, uma hora vai repetir e atrasar a formatura, já que as matérias são pré-requisitos até o fim do curso.
“Também serei decoradora de interiores?” Não. Uma coisa não tem nada a ver com a outra, na realidade, por mais que seja uma confusão comum, durante a faculdade, são pouquíssimos créditos em decoração propriamente dita. Mas por lá, aprendemos outras matérias complementares e imprescindíveis, como Conforto Ambiental, Iluminação e Acústica. Assim que se formar, pode emendar com uma pós em interiores, caso você queira se especializar nessa área.
“E o mercado de trabalho, vai bem?” Começar como estagiária é uma excelente opção, o mais comum é se formar e ser efetivada, e isso acontece com muitas pessoas, especialmente se você trabalha em grandes construtoras. A dica é, faltando 1 ou 2 anos pra se formar, já procure um estágio onde você tenha aspirações e, obviamente, se dedique dobrado!
Agora, não preciso nem dizer que o mercado de arquitetura, assim como o de engenharia, estão totalmente aquecidos. Seja Copa, Olimpíadas, a melhora na nossa economia também incrementou esse ramo e só não arranja emprego nessa área quem não se entrega.
Quem for arquiteto (estudante já é arquiteto), pode contribuir com sua experiência e pontos relevantes.
Fonte: Imagens do Google
Site: http://www.fashionismo.com.br/2011/11/por-que-arquitetura/
Postado por Thereza dia 23 de November de 2011 às 03:58 em Etc e Tal
Nenhum comentário:
Postar um comentário