Translate

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Por que Arquitetura?

Nessa temporada de vestibulares e decisões importantes sobre o futuro acadêmico, e consequentemente profissional, apresentaremos aqui pontos importantes do que você irá encontrar pela frente.
Segue dicas para estudantes de arquitetura que estão prestes a começar seu curso: chá vs café, poder dormir e quando a ignorar o seu professor.
E ai? Vai encarar? Arquitetura é só o começo! Arquitetura 11 Coisas que você precisa saber antes de fazer o curso de Arquitetura Escola de Arquitetura
E ai? Vai encarar? Arquitetura é só o começo!
Beber chá não café. O café é ótimo para uma súbita explosão de energia sustentando-lhe durante noites em CAD, mas cuidado! A cafeína no café é recebida em seu sangue rapidamente dando-lhe uma corrida inicial, que, se mantido, fará com que o seu corpo queime-a rapidamente. Uma forte caneca de chá tem uma quantidade similar de cafeína, mas ela será liberada de forma mais gradual e o manterá focado, e calma por mais tempo. O chá também é um antioxidante, alivia a tensão e é menos fácil de fazer.


Fazer traços e desenhos com as mãos. O desenho não é apenas uma maneira de se comunicar com os outros é também uma maneira de pensar. A partir de esboços “bagunçados” de Le Corbusier para as grandes pinturas de Zaha Hadid, o desenho é essencial para a prática, a cultura e o progresso da arquitetura.
desenhar também é cultura Arquitetura 11 Coisas que você precisa saber antes de fazer o curso de Arquitetura saiba desenhar e1383529036204
Quando fizer seus modelos as benditas maquetes, utilize um bisturi afiado. Lâminas de bisturi não são baratas. Quando compradas em lojas artesanais tendem a despontar rapidamente, mas não fique tentado a cortar seus custos usando lâminas de qualquer mercearia. Se você escorregar e cortar-se uma lâmina cega ela te dará um ferimento sujo e doloroso, que leva uma eternidade para curar. No entanto, se você se cortar com uma lâmina nova p corte será mais limpo, vai curar mais rápido e se grave será mais fácil para um médico costurar. Você pode economizar dinheiro comprando lâminas de bisturi pela internet.
Seus professores são uma fonte inestimável de sabedoria e de idéias. Quer uma dica? Abuse deles. Não espere uma semana para ver o seu professor; busque incansavelmente os seus conselhos, opiniões e críticas de vários professores da sua escola. Bater em suas portas, enviar emails, persegui-los pelos corredores, fazer emboscada perto dos seus escritórios. Faça o que for preciso.
abuse do seu professor e sugue o que ele tem de melhor Arquitetura 11 Coisas que você precisa saber antes de fazer o curso de Arquitetura abuse do seu professor e1383531117430
Durma com cautela. Até o final do seu tempo no curso de arquitetura seus amigos poderão experimentar todos os ciclos de dormir sob a luz sol. Alguns juram que 20 minutos de sono é mais refrescante do que 40.Outros irão alternar para dormir em explosões de quatro horas. Você vai ver os alunos fazendo camas embaixo suas mesas de trabalho no estúdio ou estarem a 80 horas sem dormir. Pode haver momentos em que você tem que trabalhar até mais tarde, mas a verdade é que você nunca vai produzir um grande trabalho quando exausto – muito melhor para ficar focado e produtivo durante as horas normais de trabalho do que deixar o seu curso de roubar o seu sono e produtividade. Mantenha um horário regular diário. Dê a sí mesmo momentos de descanso e mantenha-os e fique com eles.
descanse e durma bem Arquitetura 11 Coisas que você precisa saber antes de fazer o curso de Arquitetura durma e1383532147903

Assinar uma revista. Regularmente lendo uma revista de arquitetura será uma valiosa fonte de inspiração.Uma boa revista deve desafiá-lo a pensar profundamente sobre a arquitetura e sua relação com o resto do mundo, mas também deveser uma leitura cuidadosa para entender como cada projeto foi maravilhosamente concebido. Do ponto de vista a diferença entre os alunos que estão lendo regularmente artigos e pequenos ensaios em revistas de arquitetura e aqueles que não estão é dramática comparada a de um professor.Felizmente muitos revistas de arquitetura apresentam grandes promoções estudantis, encontre-os!


“Odeio cálculos, números, estou pensando em desistir”, esse é o questionamento No1. Não vou te dizer que o curso é um mar de desenhos-e-belezas, mas a matemática e física são minoria sim. A grande dica é: se dedique MUITO na primeira matéria de cálculo (cada facul tem seu nome, a minha foi Resistência do Material), o bê-a-bá vem daí, se você abdicar das aulas em prol de chopadas (oi!), vai perder o fio da meada de todo o resto das matérias do curso, com isso, uma hora vai repetir e atrasar a formatura, já que as matérias são pré-requisitos até o fim do curso.




“Eu não sei desenhar!”, te garanto uma coisa, você não vai precisar desenhar bonequinhos ou arvorezinhas, o desenho é técnico e você vai aprender tudo logo no primeiro período. Do peso que você dá sobre cada traço, até à famosa letra de arquiteto (que não sei se caiu em desuso, mas é fofa). E depois que você pega o gosto pelo desenho, vai querer comprar “estojo” novo todo período e ter uma coleção de lapiseiras da Pentel e canetinhas MagicColor. Mas logo depois, o Autocad será seu verdadeiro amigo ou inimigo kkkkk,  issso quando você estiver finalizando o projeto e der FATAL ERROR.
“Também serei decoradora de interiores?” Não. Uma coisa não tem nada a ver com a outra, na realidade, por mais que seja uma confusão comum, durante a faculdade, são pouquíssimos créditos em decoração propriamente dita. Mas por lá, aprendemos outras matérias complementares e imprescindíveis, como Conforto Ambiental, Iluminação e Acústica. Assim que se formar, pode emendar com uma pós em interiores, caso você queira se especializar nessa área.
“E o mercado de trabalho, vai bem?” Começar como estagiária é uma excelente opção, o mais comum é se formar e ser efetivada, e isso acontece com muitas pessoas, especialmente se você trabalha em grandes construtoras. A dica é, faltando 1 ou 2 anos pra se formar, já procure um estágio onde você tenha aspirações e, obviamente, se dedique dobrado!
Agora, não preciso nem dizer que o mercado de arquitetura, assim como o de engenharia, estão totalmente aquecidos. Seja Copa, Olimpíadas, a melhora na nossa economia também incrementou esse ramo e só não arranja emprego nessa área quem não se entrega.

Os sistemas de classificação das universidades são estranhos e em arquitetura a marcação é brutal. Os estudantes que estiveram no topo sua classe social durante toda a sua vida chegam à escola de arquitetura e se encontram numa luta intensa para obter suas marcas de última geração. Ter coração.A sua nota final é bem menos importante do que as competências e portfólio que você irá construir em seu caminho de vida. A formação de arquitetos aclamados internacionalmente está repleta de profissionais que fizeram mal na escola arquitetura, abandonaram ou não estudaram arquitetura em absolutamente em nenhuma universidade.

Quem for arquiteto (estudante já é arquiteto), pode contribuir com sua experiência e pontos relevantes.

Fonte: Imagens do Google
Site: http://www.fashionismo.com.br/2011/11/por-que-arquitetura/
Postado por Thereza dia 23 de November de 2011 às 03:58 em Etc e Tal

Nenhum comentário:

Postar um comentário