Translate

terça-feira, 22 de julho de 2014

Desenho Arquitetônico

Mies Van der Rohe - Pavilhão Alemão de Barcelona - Planta e Fachada Frontal

Um projeto de arquitetura passa basicamente por pelo menos três fases distintas: a concepção, a apresentação e a documentação. Os nomes dados a cada fase variam de acordo com cada profissional podendo ser: estudo preliminar, anteprojeto, projeto executivo, projeto de obra, dentre outros. A fase de documentação é a responsável por registrar o projeto em desenhos técnicos para aprovação em órgãos públicos, para que sejam feitos os projetos complementares, os orçamentos e a execução da obra.

O desenho arquitetônico fornece as bases técnicas, gráficas e conceituais necessários ao processo de documentação de projetos. A regulamentação deste tipo de desenho pode ser encontrada na NBR 6492 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), mas é importante deixar claro que essas normas não têm força de lei. Desta forma você encontrará muitas variações nas maneiras que os profissionais representam seus projetos. 

Vídeo Aulas
Aqui você encontra minhas vídeo-aulas mostrando os fundamentos do desenho arquitetônico em um pequeno projeto de residência unifamiliar. Por razões didáticas a casa é bastante simples e abordo o básico. Também é preciso deixar claro que a intenção não é ensinar a usar o software (Draftsight) e sim o processo de desenho técnico arquitetônico. Essas técnicas podem ser usadas com qualquer plataforma CAD e, é claro, não são as únicas. Cada profissional, professor ou estudante pode ter suas próprias metodologias. Espero que seja útil. Bom proveito!

Objeto de estudo - Residência térrea unifamiliar 
Software utilizado - Draftsight

Desenho e impressão da planta baixa 

1. Paredes, Vãos das esquadrias, Acabamentos gerais, e Layout das áreas molhadas

2. Preparação para impressão, Aplicação de texto e cotas e Impressão Final




Desenho dos cortes

2. Cortes - Detalhes do telhado

Desenho das fachadas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário