Translate

segunda-feira, 7 de julho de 2014


Kenzo Tange (Osaka4 de setembro de 1913 — Tóquio22 de março de 2005) foi um arquiteto e urbanista japonês, nascido na pequena província de Imabari, na ilha Shikoku, criador de alguns dos mais ousados projetos arquitetônicos do Japão e vencedor do prêmio Pritzker de Arquitetura (1987), reconhecido mundialmente por seus projetos de grandiosa escala.

Sua definição de arquitetura era, na verdade, bastante simples: "Ela deve ter algo que comova o coração com formas básicas sem negligenciar a lógica espacial, usando a tradição como se fosse o elemento catalisador de uma reação química."

            Obteve o diploma de arquiteto em 1938, na Universidade de Tóquio, onde assumiu como professor assistente anos depois. A partir de sua formação começou a trabalhar com Kunio Maekawa, um discípulo japonês do grande mestre de origem suíça. Prosseguiu os seus estudos nas áreas de Planejamento Urbano, após os quais, que culminaram na obtenção do Mestrado, Após uma formação suplementar como engenheiro, em 1963 tornou-se também professor de Engenharia Urbana na Universidade de Tóquio, cargo que ocupou ate 1974. Enquanto lecionava na respeitada universidade, deixou sua marca numa série de prédios públicos e complexos urbanos.

Em outra etapa, Kenzo abriu a Kenzo Tange + Urtec, que depois passou apenas a ser chamado de Kenzo Tange e Associados.

Sua obra abrange períodos distintos, tendo sido, numa primeira fase, influenciado pelo discurso do Movimento Moderno, tentado estabelecer uma combinação entre os pressupostos funcionalistas por este defendidos com a arquitetura tradicional japonesa, o que lhe valeu conhecer o sucesso muito cedo. 

Uma das suas primeiras obras é precisamente um memorial à cooperação entre a Ásia, de 1942 (não executada), reflexo de um sentimento nacionalista que vigorava na altura, e na qual Tange deve o início da sua carreira.

Seu primeiro grandioso projeto foi quando fez o Memorial da Paz de Hiroshima (1949-1955), que se tornou não só uma referência arquitetônica, mas um marco na consciência mundial, provando que a coexistência não só é possível como necessária, depois da cidade ter sido destruída pela primeira bomba atômica.

O desing precoce de Tange combinou o modernismo com as formas arquitetônicas tradicionais. Contudo, este regionalismo vigorou até cerca de 1960, após este período inicia uma nova fase em que de modo mais persistente se vão fazer sentir as influências do estilo internacional, através de um cada vez maior abstracionismo formal, utilizando matérias como o betão e o vidro para criar atmosferas que, embora dotadas de expressividade plástica, pretendem fazer um maior uso das propriedades cênicas da luz, criando fortes contrastes entre zonas sombreadas e zonas iluminadas. No final dos anos sessenta, ele rejeitou este regionalismo a favor de um estilo abstrato internacional. Apesar de seu estilo ter se transformado ao longo do tempo, seu design e geralmente baseado em estruturas ordenadas e limpas.

Assim, as suas obras são sempre dotadas de um grande dramatismo, apesar do recurso a um conjunto de materiais bastante restrito. Como exemplo da suas obras temos o Hiroshima Peace Centre (1949-1956), o "City Hall" de Kurashiki (1960) e a Arena Olímpica de Tóquio (1961-1964).

Para a sede do Governo Metropolitano de Tókio, aberto em 1991, o arquiteto projetou um grande centro cívico, com uma praça dominada por suas paisagens. A Casa de Administração dos Escritórios ocupou um pequeno prédio de sete andares. Em seu desing de alta tecnologia, Tange equipou todos os três prédios com estátuas de arte, e sistema de monitoramento da qualidade do ar, nível de iluminação e segurança. A pele externa do edifício faz duas referências, ambas tradicionais e modernas. Tange também incorporou linhas verticais e horizontais às fachadas.

No capítulo do urbanismo, são mais uma vez óbvias as influências do Movimento Moderno, e em particular de Le Corbusier, onde a sua concepção de uma megaestrutura capaz de albergar simultaneamente diversos serviços e acessos a transportes corresponde às necessidades da sobrepovoada cidade japonesa. Refletindo a influencia que sofreu de Le Corbusier, sua filosofia urbana vem de uma compreensão de cidades lotadas de mega-estruturas, que combinam serviço e elementos de transporte. E apesar de ser muito próximo ao Movimento Metabolista, suas idéias funcionais o desclassificavam de tal grupo.

Kenzo Tange deixou sua marca numa série de prédios públicos e complexos urbanos. O seu sentimento nacionalista foi o que proporcionou ao arquiteto um salto no começo de sua carreira, pois seu primeiro grandioso projeto foi quando fez o Memorial da Paz de Hiroshima (1949-1955), que não foi considerado apenas uma obra arquitetônica, mas um símbolo da consciência mundial depois da cidade ter sido destruída pela primeira bomba atômica.

Tornou-se conhecido no Ocidente ao projetar o Ginásio Nacional de Tóquio, sede dos Jogos Olímpicos de Verão de Tóquio, no mesmo ano em que desenhou a catedral Santa Maria de Tóquio (1964). Seus projetos posteriores caracterizaram-se por esse aspecto grandioso, combinando alta tecnologia com os princípios humanistas (característica dos primeiros arquitetos modernos). Sempre atento a questões urbanísticas, elaborou um plano para a Tóquio da segunda metade do século XX que até hoje é modelo para metrópoles que crescem sem estrutura para absorver mudanças em seu perfil.

Foi responsável pelo plano mestre da Exposição Universal de Osaka (1970), que contribuiu posteriormente para levar o Japão para o mundo industrializado. Recebeu a Ordem da Cultura do Japão (1970), entre vários prêmios recebidos em seu país e no exterior. Seu último projeto é a sede da TV Fuji, uma esfera gigantesca que flutua entre volumes retos. Morreu aos 91 anos, vítima de insuficiência cardíaca.

Sua arquitetura, que pode ser contemplada em mais de 20 países, inclusive o aeroporto internacional do Kuait, que lhe deu o prêmio Pritzker de Arquitetura (1987), o mais respeitado desta área.

Reconhecido como professor da arquitetura moderna, Tange alem de receber o Premio Pritzker, recebeu medalhas de ouro do RIBA, do AIA, assim como da Academia Francesa de Arquitetura.

Durantes os anos setenta e oitenta, Tange expandiu seu portfólio incluindo edificações em mais de vinte paises pelo mundo. Em 1985, comandado por Jacques Chiras, prefeito de São Paulo, Tange propôs um plano máster para a Place d’italie que conectaria a cidade no eixo leste-oeste.

Kenzo Tange assinou obras como as magníficas arenas olímpicas e a Catedral de St. Maria em Tóquio (de 1964), o Centro de Imprensa Yamanashi (1967), o plano da Expo de Osaka (1970), o complexo do Governo Metropolitano de Tóquio (1991) ou a sede da Fuji (1996), bem como a expansão do Museu de Arte de Minneapolis (nos EUA) ou o estádio coberto e a Biblioteca Nacional de Singapura (1989 e 1998). Pelo seu atelier - e pelo Laboratório Tange que organizou enquanto docente na Universidade de Tóquio - passaramTakashi Asada, Fumihiko Maki e Arata Isozaki, entre outros.

O arquiteto continuou a praticar sua profissão até três anos antes de sua morte em 2005. Ele rejeitava o pós-modernismo de 1980 e considerava que o estilo arquitetônico devia ser apenas “expressão tradicional da arquitetura”.
Seu funeral foi feito em uma de suas obras, a Catedral de Tókio, Santa Maria.

Durante 91 anos, Kenzo Tange foi o símbolo de um Japão que se reergueu com orgulho após a derrota na II Guerra Mundial, um urbanista que conciliou a cultura ancestral que com as mais avançadas teorias e tecnologias de construção, o autor de alguns dos edifícios considerados entre os mais belos do século XX.

Tão fascinado pela arte de Miguel Ângelo como pelo traço modernista de Le Corbusier e Gropius, Tange dizia que a tradição deve funcionar como catalisador do ato criativo, por isso lhe desagradavam os pastiches pós-modernistas dos anos 80.

Em Hiroshima, para sua primeira grande encomenda – 1949 - construiu um memorial e um centro que evocam os túmulos japoneses e os pilotis corbusianos.  Com a obra, Tange alcançou formas que movem corações, porque parecem emergir de algum antigo passado, mas são ao mesmo tempo espantosamente atuais, afirmou o júri ao atribuir-lhe o prestigiado Prêmio Pritzker, em 1987.

Considerado o mais influente urbanista japonês, em 1960, o seu (não concluído) plano para a capital nipônica, que a projetava sobre a água com ilhas artificiais e megaestruturas, despertou a atenção mundial. Nos anos 70, a sua escola Metabolista propunha a construção de estruturas flutuantes com materiais substituíveis como solução para o sob repovoamento do Japão.

HIROSHIMA
O interesse de Tange por estudos urbanísticos o colocou em uma ótima posição para lidar com a reconstrução necessária apos a Grande Guerra. No verão de 1946 ele foi convidado pela War Damage Rehabilitation Board a comandar a proposta para revitalização das cidades após a guerra, onde realizou planos para Hiroshima e Maebashi. Seu design para o aeroporto em Kanon foi aceito e construído.

Em 1949 as autoridades de Hiroshima autorizaram o andamento do Hiroshima Peace Memorial Reconstruction Act, que deu a cidade grande atenção pela competição internacional para o design do Parque Memorial da Paz de Hiroshima.

Tange ganhou o prêmio para o design da proposta do museu que passa pelo parque onde e considerado o ponto zero em que caiu a bomba atômica na cidade. O edifício foi erguido sobre pilotis que emolduram a vista ao longo do eixo da estrutura.

No design inicial para o Museu do Memorial da Paz de Hiroshima a dominância foi por edifícios de serviço publico adjacentes que se ligavam ao museu por passarelas. Tange usou este conceito e localizou estrategicamente o museu no centro. Além de simbolismo arquitetônico, ele pensou que o edifício centralizado seria a melhor opção para as informações sobre a explosão atômica.

O museu e construído a partir de concreto armado nu, onde o piso principal e elevado seis metros acima do solo sobre enormes pilotis, acessível através de uma escadaria de pé direito livre.

             A fachada ritmada compreende elementos verticais que se repetem fora do centro. Como o exterior, o interior é revestido com concreto bruto, pois a idéia era manter a superfícies planas, para que nada poderia desviar a atenção do visitante a partir do conteúdo das exposições.

A Praça da Paz serve de plano de fundo para o museu, projetada para
Permitir que 50 mil pessoas se reunissem ao redor do monumento da paz no centro. Tange também projetou o monumento como um arco composto por duas parábolas hiperbólicas, baseando-se nas tumbas tradicionais dos antigos japoneses no Período Kofun.

CATEDRAL DE SANTA MARIA
Em 1945 a catedral católica de Santa Maria datando de 1889, foi danificada pela Grande Guerra, e Kenzo Tange obteve o primeiro lugar, num concurso feito em 1961, para a reconstrução da catedral. A nova catedral, contendo cerca de 1500 lugares, foi construída de 1963 a 1964, de acordo com o arquiteto chefe do arcebispo de Colônia, Wilhelm Schlombs e do engenheiro Yoshikatsou Tsouboi, conselheiro de Tange em numerosas construções. Tange decidiu dar a esta obra o formato de uma cruz, sobre a qual se erguem as paredes formadas por oito parábolas hiperbólicas que se abrem no alto em forma de uma cruz luminosa cujos braços confinantes a janelas estreitas, se lançam de baixo para o alto.

Sua nave é acompanhada de anexos retangulares que se contrastam por sua forma e superfícies de alguma maneira simbólicas em uma igreja. Elas se ligam à nave por trâmites e plataformas, há ainda um pórtico com as fontes batismais. O campanário separado do conjunto ergue-se a 60 metros.

A nave não tem ornamentos: deixou-se o cimento aparente enquanto as superfícies exteriores são revestidas de aço inoxidável brilhante, o que dá particular saliência a esta catedral.

             Com uma área de 15,1 mil metros quadrados pode abrigar 600 pessoas sentadas e 2000 de pé na nave principal. Construída em estilo moderno, a Catedral de Santa Maria tem uma estrutura de oito paredes curvas quase perpendiculares que formam uma grande cruz. O brilho dos suportes de aço inoxidável do lado de fora do edifício simboliza a luz que Cristo faz brilhar sobre o mundo e sobre os corações dos homens.

SANTUÁRIO ISE
Em 1953 Tange e o jornalista e crítico de arquitetura Noboru Kawazoe foram convidados a participar da reconstrução do Ise Shrine (Santuário Ise). O santuário era reconstruído a cada 20 anos e em 1953, estava sofrendo a quinquagésima nona reconstrução.

Normalmente, o processo de reconstrução era um assunto muito fechado e restrito a poucos, mas desta vez a cerimônia foi aberta a arquitetos e jornalistas para documentar o evento. A cerimônia coincidiu com o fim da ocupação americana e parecia simbolizar um novo começo na arquitetura japonesa. Em 1961, quando Tange e Kawazoe publicaram o livro Ise: Protótipo de Arquitetura Japonesa, eles compararam a construção a uma estrutura modernista: uma expressão honesta de materiais, um design funcional com elementos pré-fabricados.

GINÁSIO NACIONAL DE YOYOGI
Durante os anos sessenta a atribuição de Organizar dos Jogos Olímpicos concebeu ao Japão para sediar os jogos. O governo japonês convidou o mestre Kenzo Tange para desenvolver o projeto para as piscinas olímpicas e o ginásio, permitindo-lhe reafirmar seu mérito pelo titulo de um dos arquitetos mais renomados do país. 

O ginásio tem uma capacidade de 16.000 pessoas, e o edifício menor acomoda 5, 300 dependendo dos eventos que estão ocorrendo. O Ginásio Nacional Yoyogi é famoso pelo seu design do telhado suspenso.

Construído entre 1961 e 1964 para abrigar eventos de natação e mergulho para os  Jogos Olímpicos de 1964. No momento em que foi construído, o ginásio teve recorde de maior telhado suspenso.  As curvas do telhado são distintas no interior e exterior do edifício. No interior, isto é usado para ancorar apoio por estruturas nos bancos da arquibancada. 
           
Um anexo separado foi utilizado para a competição de basquete das Olimpíadas. O design inspirou Frei Otto para a construção da arena dos jogos de 1972 em Munique, que suporta hóquei, futsal e basquete.

O projeto é baseado em dois semicírculos entrelaçados porem com fachadas opostas entre si.  O ginásio está ligado ao conjunto só por sua forma espiral, que faz com que assemelhe a forma das piscinas.

Este projeto passou a servir de base padrão para muitos arquitetos de outros países devido ao uso de linhas axiais que quebram a simetria dos objetos. As entradas são na parte côncava do edifício e os tetos são apoiados por duas enormes colunas de concreto armado aparente, inspirados pelo skyline do Coliseu.

            Os decks são suportados por cabos de aço trançado e apoiado por chapas soldadas que permitem que a tensão necessária para transportar seu próprio peso, devido a problemas que foram apresentados pelo local, e são capazes de suportar a pressão do vento forte comum em determinadas épocas do ano. Notavelmente, algo característico do projeto é o piso térreo, que tem transparência e, ao mesmo tempo fazer você se sentir um meio visual, devido ao uso de elementos de concreto verticais e repetitivos, permitindo que você crie uma banda bem definida.

Para este projeto era indispensável a  construção de uma piscina coberta, que exigia um vão de no mínimo 50m. Sua cobertura foi apoiada em dois pilares de concreto armado, sustentados por uma serie de cabos de aço soldados a chapas esmaltadas. A forma curva da cobertura garante resistência à pressão do vento e dos possíveis furações nesta área. A iluminação natural é aproveitada por um frecho central. As arquibancadas e tribunas são suportadas também pelos cabos, e a piscina está em um nível mais baixo do solo. A piscina de 50 metros de comprimento e 9 raias é coberta por um piso deslizante que é operado mecanicamente.

EDIFICIO PARA O GOVERNO DE TÓKIO
O edifício para o Governo Metropolitano de Tókio, também conhecida como Tókio City Hall, abriga a sede do governo da cidade, que regula toda a cidade, vilas e aldeias que compõem Tókio como um todo.

Localizado em Shinjuku, teve o titulo de prédio mais alto de Tókio, com 243 metros, de 1991ate 2006, quando outro prédio ainda mais alto foi construído. As duas plataformas de observação panorâmica, uma em cada torre no piso 45 (202 metros de altura), são gratuitas para o público e contêm lojas de presentes e cafés.

O edifício é constituído por um complexo de três estruturas, cada uma ocupando um quarteirão da cidade. O mais alto e mais proeminente dos três é Tókio City Hall e o edifício No.1, uma torre de 48 andares de altura que divide em duas seções no andar 33. O edifício também tem três níveis abaixo do solo. O desenho do edifício (que era para se assemelhar a um chip de computador),  tem muitos toques simbólicos, mais notavelmente a divisão acima re-cria a aparência de uma catedral gótica. O edifício foi terminado em 1991 custando cerca de EUA $ 1 bilhão de dinheiro público.

Os outros dois edifícios no complexo são o Tókio Metropolitan Assembly e o Tókio Metropolitan No 2, com oito andares e o segundo possuindo 37 lojas incluindo três subsolos.

EDIFICIO PARA PREFEITURA DE KURASHIKI
A prefeitura de Fortaleza de Kurashiki foi projetada em 1958 e concluída em 1960. Quando foi construída era situada à beira da parte antiga da cidade conectando a cidade velha com áreas mais novas. Kurashiki é mais conhecido como um ponto turístico pelas suas casas de estilo antigo Machiya.  Situado em uma praça aberta, o edifício se acomoda em colunas maciças. A elevação é constituída por pranchas horizontais (algumas das quais são omitidas para criar janelas).

 A entrada é coberta por um dossel de concreto pesado, sendo responsável pelo hall de entrada monumental. A escada para este salão sobe em direção esquerda e direita. As paredes interiores são basicamente de concreto, perfuradas apenas por janelas que lembram La Tourette de Le Corbusier. A Câmara do Conselho da cidade tem um edifício separado, cujo seu telhado forma um espaço de atuação externa.

EXPOSIÇÃO DE OSAKA 1970
Em 1965, o Bureau Internacional de Exposições decidiu que o Japão deveria sediar a Exposição de 1970. Trezentos e trinta hectares de terra no Senri Hills, perto de Osaka, foram postas a disposição para seu uso. Kenzo Tange e Uzo Nishiyama foram nomeados como planejadores para o plano master pelo Comitê Temático.

 Tange reuniu um grupo de doze arquitetos para projetar a infra-estrutura e instalações para a exposição, tendo como seu centro a Praça Festival. Tange concebeu que esta praça ia conectar os espaços de exibição e criar um cenário para um "festival". A praça dividiu o lugar em uma zona norte de pavilhões e uma zona sul para instalações administrativas, interligadas por vias em movimento. 

DOMO HOTEL
A Associação de arquiteto de Kenzo Tange foi responsável pelo projeto do Tókio Domo Hotel. O Hotel foi concebido para harmonizar com Tókio Dome City, onde o Hotel está localizado, e tornar-se o segundo maior símbolo da cidade, "Urban Paradise" (Paraíso Urbano) foi o conceito-chave para seu design. Em busca de conforto e prazer, o Hotel foi criado com o objetivo de dar às pessoas uma sensação reconfortante e permitindo-los a encontrar novas idéias e experimentar diferentes  formas de alegria.

O projeto do Hotel incorpora três seguintes fatores: Portão, fluxo e contato.

             Para o Portão, considerando-se "Paradise Urbana" como um lugar onde as pessoas se reúnem e interagem-se uns com os outros para algum propósito, a construção de 155m do hotel representa uma "porta" simbólica para acolher essas pessoas que vieram visitar o Tókio Dome City, e também formas um marco para ser amado por muitos anos. Seu exterior, feito de placas de cerâmica finas e cinza escuras e vidros permeável reflexivo, é uma
paleta que reflete o céu e a cidade, mudando com o tempo e as estações.

              A dinâmica do Fluxo no projeto foi apresentada para demonstrar as várias formas de entretenimento e diversão que o Tókio Dome podia oferecer. Superfícies curvas são usadas 
​​em muitas partes do Hotel, como os elevadores panorâmicos em ambos os lados do edifício e do pisos em forma de crescente, dando ao edifício uma imagem de luz e ativo. Estas superfícies curvas também refletem um ambiente acolhedor e descontraído.

PRINCE HOTEL
O Grand Prince Hotel Akasaka, anterior Palácio Kitashirakawa, é um hotel de luxo em Chiyoda, Tókio, Japão. Este prédio projetado por Kenzo Tange é de mais trinta andares e revestido por laminado em alumínio. Devido à sua proximidade com a Estação Nagatacho e o edifício Nacional de Dieta, é freqüentemente usado por políticos japoneses para reuniões e conferências de imprensa.

Em 2007, o hotel foi renomeado para "Grand Prince Hotel Akasaka" na sequência da reorganização do grupo hoteleiro Prince.

Em abril de 2010, foi anunciado que o hotel seria encerrado em março de 2011 e que seria desmontado. Porém após do terremoto e do tsunami Tōhoku 2011 em março de 2011, foi anunciado que o hotel permaneceria aberto até junho de 2011 servindo como moradia para os desabrigados de Fukushima.

OUB CENTER
O Overseas Union Bank Centre é um dos três maiores arranha-céus na cidade de Cingapura, situado no centro da capital, com 280 m, foi o edifício mais alto do mundo fora dos Estados Unidos no momento da sua conclusão em 1986 até que foi sucedido pelo Bank of China Tower. Sua altura na verdade foi limitada pela Autoridade de Aviação Nacional da Cingapura.

O edifício é constituído por duas estruturas triangulares com um pequeno espaço entre eles. As torres têm uma base octogonal e consiste em rodar volumes cúbicos, que é uma expressão característica estilística das obras de Kenzo Tange na década de 1990. Os volumes cúbicos na base octogonal giram em um plano de 45 graus de referência e diminuem seu volume em direção ao topo do edifício.

O edifício bancário tem paredes revestidas completamente de vidro que podem ser vistas pelo rio Cingapura, e também é revestido por liga de alumínio tratado quimicamente que muda de cor conforme a luz que ela reflete.

A estrutura de aço permite a coluna livre de espaço de escritório. O sistema de piso é composto de concreto armado da laje com um baralho de aço nervurado. Uma zona de estacionamento, áreas de varejo, e um link para o sistema MRT podem ser encontrados acima e abaixo do solo.

           Sua entrada dramática é apresentada por um alto complexo de oito andares,  juntamente com clarabóias e outros efeitos de iluminação para criar um ambiente arejado.

Composto por duas torres gêmeas modernistas, o UOB Plaza 1 mais alto que o UOB Plaza 2, pois o segundo é mais antigo,concluído em 1973 e renovado em 1995. Ambos os edifícios estão ligados por um pódio sustentado por quatro colunas de 45m de altura. O pódio abriga o edifício bancário do ramo principal do United Overseas Bank. 
A mudança na iluminação traz à tona as qualidades geométricas da arquitetura do edifício. O sistema de cortina de parede externa do edifício representa uma contribuição significativa e inovadora da evolução de fachadas de edifícios ao longo do tempo. Uma das paredes da torre e composta por granito branco e cinza assim como vidros. O átrio é também conhecido como "quarto da cidade", e acima dele tem um grande espaço de escritório e uma grande clarabóia, que dá lugar a iluminação natural.

Um lobby de duplo andar pode ser encontrado nos andares 37 e 38, que oferecem vistas panorâmicas da cidade. Ele também é usado para as pessoas se transferirem dos elevadores dos andares mais baixos para os andares superiores. No entanto, o lobby  foi fechado ao público devido a razões de segurança. 

A CASA DE TANGE
A casa do próprio Kenzo Tange, desenhada em 1951 e terminada em 1953, usou um esqueleto estrutural parecido com o usado no Museu da Paz de Hiroshima, contudo, teve fusão com uma tradição japonesa muito maior, usando materiais como a madeira e o papel. A casa e baseada no modulo japonês “tatami mat”, com o maior número de compartimentos projetados para serem flexíveis, assim eles podiam ser separados em três menores compartimentos usando a porta “fusuma”. Sua fachada segue um padrão rítmico propondo duas visões de fachada. A casa é coberta por um telhado de duas águas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário