Translate

segunda-feira, 7 de julho de 2014


 A Resin floor é uma impresa holandesa que fabrica resina de poliuretano ara revestimento de pisos. Resin floor é uma resina autonivelante de poliuretano, um composto de resinas elásticas e sintéticas misturadas em uma massa homogênea a ser aplicada ao piso em estado liquido.

 A preparação da resina de poliuretano e muito simples. Para homogeneizar a mistura, precisamos bater muito bem os 02 componentes em uma maquina especial, e devido à viscosidade alta do PU, formam–se as bolhas de ar que precisam ser retiradas. Com o auxílio de uma bomba de vácuo, e do dessecador, é possível extrair estas bolhas de ar. Este processo de mistura e desaire, demora-se cerca de cinco minutos.

 A resina poliuretanica normalmente endurece em minutos, por isso e comum trabalhar com resinas geladas para que o tempo de manuseio aumente, antes que finalmente endureça.

 O ambiente pode ser trafegado após quarto horas da aplicação, porem com o enceramento ou verniz em cima leva cerca de vinte e quatro horas.

 A resina de poliuretano cobre piso, paredes e ate tetos de áreas internas e externas. Com aditivo de proteção U.V. Resin floor é largamente utilizado em piscinas e decks. O piso pode ser aplicado sobre contrapiso de concreto, cimento, metal madeira, asfalto, mármore, granito, azulejo, cerâmica, entre outros materiais. Como o piso é aplicado de forma líquida, a colocação permite criar desenhos inusitados, revelando verdadeiras obras de artes sob os pés, pois dispensa acabamentos e emendas.






 Esse revestimento é tão resistente que é usado no chão de presídios europeus. O material e resistente a abrasão, desgaste, suporta altíssimas compressões e é alto-nivelante. Sendo impermeável, facilita a limpeza, bastam água e sabão comum para limpa-lo, e se pingar óleo sai com facilidade. Não absorve resíduo, pois seu alto teor de resina evita a formação de fungos e bactérias. Ele ainda da uma proteção acústica e térmica ao ambiente. E elástico e flexível, amortecendo impactos.


 Adequado a projetos de grandes exigências técnicas e funcionais, hospitais, laboratórios, museus, shoppings centers, pontes, hotéis, indústrias, entre outros. Sua impermeabilidade e perfeita para cozinhas, banheiros e áreas molhadas em geral como no revestimento de piscinas. Podem-se colocar pedriscos junto à massa para que o piso fique menos deslizante, apesar de ele já ser antiderrapante. Usado também nas quadras esportivas pelo fato de amortecer as quedas e alem disso oferece diversidade de cores e soluções para evitar reflexão de luz, características importantes quando os jogos forem transmitidos pela TV.


 Comparado a outros materiais, e mais barato do que o mármore e o granito e mais fácil de limpar do que a madeira. Para melhor conservação e acabamentos, e feita uma aplicação de verniz ou cera incolor, que podem ser brilhantes ou foscas.

 Um arquiteto muito famoso que utiliza muito a Resina de PU em suas obras é Gaetano Pesce. Ele fez a Casa do Artista na Bahia revestida de resina poliuretanica, que permitiu a concepção de novas experiências com a utilização de materiais como borracha e espuma. Cortado em formato de escama de peixe o feito ótico ficou perfeito. O arquiteto também trabalha com esse material para desenvolver fruteiras, lâmpadas e pulseiras.


 Foi Gaetano quem introduziu a Resin Floor aqui no Brasil. A linguagem da fusão na própria resina, modernidade, e unicidade em cada piso tem sido o marco Resin floor.
A concepção dos desenhos pode ser feita por arquitetos, decoradores, designers gráficos ou artistas plásticos. Aplicando-se traços abstratos ou figurativos, ou mesmo manchas, a partir de uma infinita possibilidade de formas, cores e texturas, o resultado é sempre único e original. 


 

 A 
Resin Floor oferece uma gama de 70 cores ou outras que podem ser encomendadas de acordo com a proposta e necessidade de cada cliente.
São diversas as opções de linguagens que o piso oferece:
- Pintura
- Slogan
- Abstrato
- Geométrico
- Com contorno

 O material colorido sem algum desenho e textura sai por cerca de R$ 150 o m2 colocado, e alguns com desenhos e mais trabalhados podem chegar a R$ 300 o m2 instalado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário