Translate

quinta-feira, 10 de julho de 2014

O Brasil não tem jeito


    Chega uma hora que você finalmente abre os olhos e começa a enxergar obviedades que, por ser tão óbvia assim, você nunca reparou direito antes. O título é alarmista, mas não deixa de ser uma realidade. Mais ainda, não tem como mudar.

    Explico.

    Todo mundo sonha, de maneira utópica, que o país um dia vai se transformar numa nação como tantas outras que praticamente não têm os  problemas sociais alarmantes com os quais os brasileiros vivem no dia a dia. Países onde não existe criminalidade, os impostos voltam como melhorias para população, não existe ou é muito pouca a corrupção e desvio de dinheiro, etc. Países como Canadá, Nova Zelândia, Áustria, Finlândia - só pra dar alguns exemplos.

    Então, eu me peguei pensando: por que nunca vamos chegar ao nível destes países? A resposta é o que aprendemos desde sempre nas aulas de história: o passado do brasileiro, na ânsia portuguesa de exploração, foi o que causou isso tudo. Misture a isso o excesso de contingente escravagista que foi trazido de países africanos, escravos que, em sua grande maioria, ao serem libertos, não tinham condições mínimas de sobrevivência e então foi instaurada a marginalidade como conhecemos hoje. Pegue uma coroa portuguesa que estupra todos os bens da colônia, faz as pessoas pagaram absurdos de impostos sobre o que se extraía de pedras preciosas e sem dar retorno de toda essa carga. São séculos de diferença entre esse período e hoje, mas a história é a mesmíssima.

    Isso não tem como mudar. Está tão enraizado e a lama foi tão chafurdada que estamos num estágio de podridão que não tem mais volta. O que se tem a fazer, partindo de uma visão otimista do futuro, é aprender a conviver com essas problemáticas e tentar reverter essa ferrada histórica o máximo que for possível Seja tirando pessoas da miséria com programas assistencialistas, seja fazendo passeatas e pedindo para reforma política. Uma coisa de cada vez. Agora, que nós vamos chegar ao nível de um cidadão brasileiro sair na rua sem ter receio de ser assaltado ou de não ter uma vaga no SUS caso precise, isso é impossível.

    Só se a gente devolver as terras pros índios e começar tudo de novo. Dessa vez, do jeito correto.

   
 PS: As filosofias podem variar com o passar o tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário