Translate

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Qual o papel da arquitetura na sociedade contemporânea?


O papel da arquitetura em uma sociedade é responder a uma demanda de determinada época.
            Se até então a demanda partia do topo de uma hierarquia (raiz), na sociedade contemporânea não existe mais uma hierarquia definidora (rizoma). A partir de então a arquitetura precisa se expressar para uma visão multifacetada.
            O arquiteto, nesse contexto globalizado onde as demandas e usuários estão em fluxo constante, tem a função de proteger e reforçar elos existentes além de prever, controlar e viabilizar a criação de novos elos entre as pessoas e o território. Isto consiste em criar um ambiente global propício para a desterritorialização e reterritorialização..
            Existem demandas que não estão explícitas, as quais precisam ser identificadas e supridas pelo arquiteto para que possam coexistir com aquelas que são atendidas ou, no mínimo, identificadas.
            A sociedade atual tem uma facilidade de misturar conhecimentos, que são trazidos pela facilidade de comunicação e transporte. Não existe uma regra a ser seguida, todas são válidas. O arquiteto contemporâneo tem esta característica de receber influências muito distintas e adequá-las para um contexto, fazendo com que sua obra seja tão globalizada quanto local, sem que seja classificada como certa ou errada; ela não aceita definições. 

Ariadne, Bianca, Carla, Frederico, Mary

Nenhum comentário:

Postar um comentário