Translate

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Celebridades e Arquitetura 




Tom Jobim


Na mesma época em que ganhou o seu primeiro piano, o músico Tom Jobim quis seguir a carreira de arquiteto. Ele chegou a cursar o primeiro ano da faculdade na década de 1940, e até trabalhou num escritório. Mas largou o curso, pois viu que sua verdadeira paixão era a música:
"Entrei para a Faculdade e cheguei a cursar o primeiro ano. Porém a música era para mim um apelo irresistível, e descobri que os meus "castelos" jamais seriam construídos com cimento e tijolos".




Carlos Moreno

O garoto propaganda da Bombril é realmente 1001 utilidades. É arquiteto, formado pela USP, e ainda fez pós-graduação em Graphic Design na California, EUA. Nunca exerceu de fato a profissão de arquiteto, pois trabalhava como ator de teatro, até ser revelado como o ator das campanhas da Bombril.







Adolf Hitler

Por essa você não esperava. Adolf Hitler (medo!) era simplesmente aficcionado por arquitetura, arte e seu grande sonho era se tornar pintor ou arquiteto. Aos 19 anos, órfão, vai para Viena e tenta por duas vezes, sem sucesso, ingressar na faculdade de artes. Pobre e sem emprego, passou a pintar postais e vender nas ruas. O fim dele vocês já sabem!














Chico Buarque: Ingressou na FAU USP em 1963, mas já engajado com a música, largou o curso em 1965:  "Não falo que larguei a faculdade por causa do golpe de 64...eu também já estava começando a fazer música...não seria um bom arquiteto...fazia um trabalho de estagiário em escritório de arquitetura, meus colegas faziam plantas e copiavam não sei o que, e eu não sabia manejar aquilo, borrava tudo com nanquim, ficava uma porcaria. E eu não tinha gosto pela coisa técnica da arquitetura. Na verdade, não tinha talento para isso. Fui para arquitetura por exclusão, não sabia para onde ir. E naquela época tinha aquela empolgação, muita gente moça queria ser arquiteto por causa de Brasília, de Oscar Niemeyer". (techo de entrevista concedida a Fernando Eichenberg). Bem, acho que a troca foi boa, não? =)





Humberto Gessinger: O vocalista e os demais integrantes da banda Engenheiros do Hawaii eram estudantes de arquitetura da UFRGS em 1985, e formaram a banda para uma apresentação em festival da faculdade. Tinham uma rixa com os estudantes de engenharia que andavam de bermudas de surfistas, e o nome da banda é uma sátira disso. Humberto é casado com a arquiteta Adriane Sesti, colega da faculdade. Por causa da banda, Humberto não chegou a se formar.









Brad Pitt: O galã de Hollywood nunca chegou a cursar a faculdade, mas é apaixonado por arquitetura, e seu sonho é um dia se tornar um arquiteto. Um de seus arquitetos preferidos  é Frank Ghery, de quem é amigo, e em cujo escritório já "estagiou". Brad é tão fanático pelo assunto, que jáescolheu fazer um comercial de desodorante na Casa Farnsworth (Mies), levou Angelina Jolie para conhecer a Falling Water, já foi capa da Architectural Digest, e já até deu palestra em congresso sobre as casas que construiu em Nova Orleans. Brad disse que quando se aposentar das telas, irá ingressar na faculdade. Quem quer ele como estagiário? =)






Falcão: E não é que o cantor e humorista cearense é arquiteto formado? Acredite, por trás de toda aquela indumentária extravagante, existe um arquiteto! Falcão entrou para a UFC, e demorou quase dez anos para se formarquando estava com 31 anos. Já na faculdade cultivava a fama de irreverente, quando criou o grupo AMA (Associação dos Machos da Arquitetura): "Sempre quis fazer arquitetura, e antes de terminar já comecei a trabalhar, fazer uns projetos pequenos, casa de cachorro, gaiola de passarinho, casa de sogra de cunhado e essas coisas (risos). Quando terminei resolvi montar um escritório com dois colegas, mascoincidiu com a época que eu comecei a cantar e não vingou muito". Recentemente, Falcão assinou um projeto de decoração numa mostra, e disparou:  “Terá a decoração brega do Falcão”. Hahahah!


Durval Lelys: Também tem arquiteto no Axé! O vocalista da Asa de Águia é arquiteto, formado pela UFBA em 1981. Trabalhou na profissão por alguns anos, primeiro como estampador de uma empresa de tecidos, e depois em um banco, onde projetou cerca de 250 agências! Depois teve que focar na carreira artística e hoje a arquitetura é considerada o seu hobby: sempre que pode exercita esse lado, como quando projetou sua própria casa, e também a do seu irmão. Durval também é pintor e escultor, está sempre lidando com a arte de alguma forma. Legal!!!








Nenhum comentário:

Postar um comentário