Translate

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Notícias


Frank Gehry vence o Prêmio Príncipe de Astúrias das Artes 2014

Arquiteto canadense, naturalizado norte-americano, foi premiado, segundo a organização, pela relevância e impactos cultural e econômico de suas criações em diversos países
Kelly Amorim, do Portal PINIweb
7/Maio/2014
 Divulgação: Fundação Príncipe de Astúrias

O arquiteto canadense, naturalizado norte-americano, Frank Gehry foi anunciado nesta quarta-feira (7) como o vencedor do Prêmio Príncipe de Astúrias 2014 na categoria Artes, pela relevância e impactos cultural e econômico de suas criações em diversos países. A premiação é concedida pela fundação homônima, situada na Espanha.
De acordo com o júri, presidido por José Fernández-Urrutia e formado por quinze profissionais, os projetos de Gehry são caracterizados por formas complexas e uso de materiais inusitados, como titânio, e seu estilo é considerado aberto e descontraído, já que a inovação tecnológica é um dos aspectos evidentes em suas obras. "Um exemplo deste estilo aberto, brincalhão e orgânico é o Museu Guggenheim em Bilbao, que, além de sua excelência arquitetônica e estética, tem tido um enorme impacto econômico, social e urbano em seu entorno", disseram.
Frank Gehry é o sétimo arquiteto a ganhar o prêmio na categoria Artes, depois de Oscar Niemeyer (1989), Roberto Matta (1992), Francisco Javier Sáenz de Oiza (1993), Santiago Calatrava (1999), Norman Foster (2009) e Rafael Moneo (2012).
O objetivo do prêmio Príncipe de Astúrias é homenagear indivíduos e instituições de todo o mundo que tenham produzido contribuições notáveis para as áreas de artes, ciências sociais, desporto, comunicação, concórdia, cooperação internacional, investigação científica e letras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário