Construtivismo Russo
Construtivismo Russo
“PROUN - de PRO – UNOVIS, indica um domínio criativo sem precedentes, situado em algum lugar entre a
pintura e a arquitetura.” (Pág. 204, História Crítica da Arquitetura Moderna, Kenneth Frampton.)
O Construtivismo Russo teve sua origem na Rússia no ano de 1919 difundida da revolução
vermelha decorrida em 1918, foi um vanguarda estética-politica, que misturava o idealismo
socialista à pintura e a arquitetura traduzindo a aclamação pelo novo governo em quadros e
nas edificações estatais.
vermelha decorrida em 1918, foi um vanguarda estética-politica, que misturava o idealismo
socialista à pintura e a arquitetura traduzindo a aclamação pelo novo governo em quadros e
nas edificações estatais.
O construtivismo nega uma arte pura, e tenta negar que ela é uma criação humana, a nova
arte devia ser inspirada nas conquistas do povo operário abrangendo as novidades
que as maquinas e a industrialização traziam. Na arquitetura procurava usar formas
geométricas puras e cores primárias.
arte devia ser inspirada nas conquistas do povo operário abrangendo as novidades
que as maquinas e a industrialização traziam. Na arquitetura procurava usar formas
geométricas puras e cores primárias.
Os arquitetos construtivistas se valiam da idéia de um novo mundo para projetar e refletir
no seu projeto os ideais desse mundo novo, sempre servindo ao povo e ao estado. Procuravam
projetar coisas úteis, o seu ideal era que a arte e a arquitetura fossem unificadas com a
sociedade criando uma nova arquitetura chamada de “arquitetura prática”, que não seria
nem superior nem inferias as outras, mas que todas teriam a mesma validade, mas uma
característica adotada do socialismo, a igualdade entre as coisas e o seres. A arquitetura
devia servir a massa e ao estado enquanto cumpre seu papel, devia ser um modelo social.
no seu projeto os ideais desse mundo novo, sempre servindo ao povo e ao estado. Procuravam
projetar coisas úteis, o seu ideal era que a arte e a arquitetura fossem unificadas com a
sociedade criando uma nova arquitetura chamada de “arquitetura prática”, que não seria
nem superior nem inferias as outras, mas que todas teriam a mesma validade, mas uma
característica adotada do socialismo, a igualdade entre as coisas e o seres. A arquitetura
devia servir a massa e ao estado enquanto cumpre seu papel, devia ser um modelo social.
No ano de 1920, considerando um dos mais significativo para o movimento, foi
formado o primeiro grupo construtivista, que põe a prova toda forma de arte que não
seja útil para o movimento e surge o Instituto de Cultura Artística (Inkhuk) e os Ateliês
Técnico-artísticos Superiores (Vkutemas), dando o ponta-pé inicial para que o
movimento saísse do papel. A principal influencia do movimento foi o futurismo italiano.
formado o primeiro grupo construtivista, que põe a prova toda forma de arte que não
seja útil para o movimento e surge o Instituto de Cultura Artística (Inkhuk) e os Ateliês
Técnico-artísticos Superiores (Vkutemas), dando o ponta-pé inicial para que o
movimento saísse do papel. A principal influencia do movimento foi o futurismo italiano.
Os projetos assumiam a idéia da nova sociedade socialista, enfatizada no fervor
revolucionário das massas operarias. A idéia de coletivização predominava, a urgência
de adaptação das cidades à nova ordem política dava aos arquitetos uma frente
maior e mais espaço para desenvolver a parte mais expressiva do Construtivismo
Russo: a edificação. A euforia e motivação para as construções eram grandes.
revolucionário das massas operarias. A idéia de coletivização predominava, a urgência
de adaptação das cidades à nova ordem política dava aos arquitetos uma frente
maior e mais espaço para desenvolver a parte mais expressiva do Construtivismo
Russo: a edificação. A euforia e motivação para as construções eram grandes.
A arquitetura foi uma das formas mais importantes de comunicação do estado, era uma
forma de arte que estava nas ruas ao alcance do povo. Embora muitos projetos nem
tenham saído do papel apenas a sua contemplação davam alegria ao povo.
Era usada como veiculo de transformação da terra, era usada para regular as estruturas
da convivência humana. Foram tomadas medidas como a nacionalização da terra,
a expropriação dos grandes edifícios os tornando públicos, o estado usa a arquitetura
para mostrar a massa operaria que estava tomando medidas.
forma de arte que estava nas ruas ao alcance do povo. Embora muitos projetos nem
tenham saído do papel apenas a sua contemplação davam alegria ao povo.
Era usada como veiculo de transformação da terra, era usada para regular as estruturas
da convivência humana. Foram tomadas medidas como a nacionalização da terra,
a expropriação dos grandes edifícios os tornando públicos, o estado usa a arquitetura
para mostrar a massa operaria que estava tomando medidas.
Os arquitetos construtivistas se baseiam em diversos estudos e exercícios para
iniciar o projeto, testam novos matérias. Partem da analise de maquinas, da composição
e complexidade das formas, do estudo entre a harmonia das cores e das linhas,
da intersecção dos planos, superfícies e volumes. Analisando o contexto da época vemos
que a maquina é a principal fonte de inspiração, ela que motiva a revolução e logo a nova
arquitetura do novo estado. Ela integra a criação à reprodução técnica e industrial das f
ormas ou seja possibilita o funcionalismo, um dos principais pilares da arquitetura construtivista.
iniciar o projeto, testam novos matérias. Partem da analise de maquinas, da composição
e complexidade das formas, do estudo entre a harmonia das cores e das linhas,
da intersecção dos planos, superfícies e volumes. Analisando o contexto da época vemos
que a maquina é a principal fonte de inspiração, ela que motiva a revolução e logo a nova
arquitetura do novo estado. Ela integra a criação à reprodução técnica e industrial das f
ormas ou seja possibilita o funcionalismo, um dos principais pilares da arquitetura construtivista.
“ Não queremos fazer projetos abstratos, mas tomar problemas concretos como
ponto de partida”. (Alexei Gan). Fonte http://urssconstrutivismo.blogspot.com/
ponto de partida”. (Alexei Gan). Fonte http://urssconstrutivismo.blogspot.com/
A cor era um dos principais artifícios da arquitetura construtivista, os arquitetos
consideravam que o tratamento dos matérias naturais podia enriquecer as superfícies
da obra. As cores deviam combinar não somente entre si mas também com
os conceitos arquitetônicos empregados. A composição de diversos materiais como
o concreto, o vidro e o aço criavam novas ferramentas para a composição de expressão
formais proporcionado à criação de novos ritmos e harmonias. Os arquitetos experimentavam
as cores, misturavam-nas, analisavam-nas, novas escalas eram criadas. Chegaram à
conclusão que cores como o marrom escuro,o vermelho escuro, o cinza e o preto podem
deixar o edifício com um ar de pesado e sujo, enquanto cores como o verde, o amarelo,
azul-céu e algumas outras cores claras proporcionam a impressão monumentalidade e de glorificação.
consideravam que o tratamento dos matérias naturais podia enriquecer as superfícies
da obra. As cores deviam combinar não somente entre si mas também com
os conceitos arquitetônicos empregados. A composição de diversos materiais como
o concreto, o vidro e o aço criavam novas ferramentas para a composição de expressão
formais proporcionado à criação de novos ritmos e harmonias. Os arquitetos experimentavam
as cores, misturavam-nas, analisavam-nas, novas escalas eram criadas. Chegaram à
conclusão que cores como o marrom escuro,o vermelho escuro, o cinza e o preto podem
deixar o edifício com um ar de pesado e sujo, enquanto cores como o verde, o amarelo,
azul-céu e algumas outras cores claras proporcionam a impressão monumentalidade e de glorificação.
Imagens: Retiradas do livro Deconstruction Omnibus Volume.
Fonte: http://urssconstrutivismo.blogspot.com/
A forma mais simples que encontramos para definir Construtivismo Russo foram os
estudos do arquiteto, também russo, Chernikhov. Segundo o estudioso essa vanguarda
trata-se da união de corpos dos mais diversos tipos e formas, sejam eles fluidos ou
rígidos. A segunda característica é o enroscamento dos corpos, como se fossem oriundos
de uma maquina, ou como se fossem peças de uma maquina.Os elementos se juntam
sem modificar seus volumes, formando diversas formas.
estudos do arquiteto, também russo, Chernikhov. Segundo o estudioso essa vanguarda
trata-se da união de corpos dos mais diversos tipos e formas, sejam eles fluidos ou
rígidos. A segunda característica é o enroscamento dos corpos, como se fossem oriundos
de uma maquina, ou como se fossem peças de uma maquina.Os elementos se juntam
sem modificar seus volumes, formando diversas formas.
Imagens: Retiradas do livro Deconstruction Omnibus Volume, pág. 51
Fonte: http://urssconstrutivismo.blogspot.com/
As leis que regiam o construtivismo era dividas em 10:
A primeira lei: as coisas que são unificadas tem que estar na base dos princípios
construtivos, sendo imateriais ou não. Elas tem que estar sempre de modo que o cérebro
a grave a primeira vista.
Segunda lei: A construção só se torna efetiva quando pode ser racionalmente justificada.
construtivos, sendo imateriais ou não. Elas tem que estar sempre de modo que o cérebro
a grave a primeira vista.
Segunda lei: A construção só se torna efetiva quando pode ser racionalmente justificada.
Terceira lei:os elementos tem que estar unidos de modo harmônico, para que
possa haver a combinação inteiramente construtiva.
possa haver a combinação inteiramente construtiva.
Quarta lei: Os elementos só darão forma à construção se tiverem em conjunto, ou alojados, eles precisam mostrar que estão ativos na união.
Quinta lei: A construção tem que ter um efeito sentido ou seja a apropriação de todas as formas tem que seguir a mesma ideologia e traduzir o sentido da obra.
Sexta lei: Cada nova construção é resultado da investigação humana, e a obra tem que
ser inventiva e criativa.
ser inventiva e criativa.
Sétima lei: A construção tem que ser bonita e aperfeiçoada constantemente para que
fique como contribuição para as culturas futuras.
fique como contribuição para as culturas futuras.
Oitava lei: A coesão dos elementos da obra refletem a concordância e a idéia de coletivismo
entre a humanidade.
Nona lei:Cada nova idéia construtiva deve seguir fielmente as bases do construtivismo,
o idealizador deve ter conhecimento absoluto dos processos pelos quais o projeto irá passar.
entre a humanidade.
Nona lei:Cada nova idéia construtiva deve seguir fielmente as bases do construtivismo,
o idealizador deve ter conhecimento absoluto dos processos pelos quais o projeto irá passar.
Décima lei: Antes de ser executada a obra deve passar pelos critérios anteriores e atingir
o desenvolvimento que é necessário e possível.
o desenvolvimento que é necessário e possível.
O arquiteto precisa ter para seu projeto a necessidade de usar as bases e assim firmas
a sua obra no partido do construtivismo.
a sua obra no partido do construtivismo.
Os principais grupos que fizeram parte do construtivismo foram:
Asnova- Associação de Novos Arquitetos – Surgiu em 1923, procuravam a
forma da construção dentro da estética cientifica que traduzissem as aspirações do novo estado.
forma da construção dentro da estética cientifica que traduzissem as aspirações do novo estado.
Vkhutemas - Ateliers Superiores de Arte e Técnica – Surgido em 1920, foi o grupo
que mais fez testes e exercícios usando as formas puras, o crescimento e a diminuição
da forma dinâmica.
OSA - União de Arquitetos Contemporâneos – Surgiu em 1925, com o socialismo em
crise, após a morte de Lênin. Lançaram a primeira revista dedicada à incorporação
de métodos científicos a pratica arquitetônica a Sovremennaya Arkhitekutra. Esse grupo
foi atacado por um grupo Pro - Stalin conhecido com VOPRA (Associação dos
Arquitetos Proletários – URSS), que condenava o grupo por acharem que seus
projetos não seguiam as regras do construtivismo.
crise, após a morte de Lênin. Lançaram a primeira revista dedicada à incorporação
de métodos científicos a pratica arquitetônica a Sovremennaya Arkhitekutra. Esse grupo
foi atacado por um grupo Pro - Stalin conhecido com VOPRA (Associação dos
Arquitetos Proletários – URSS), que condenava o grupo por acharem que seus
projetos não seguiam as regras do construtivismo.
.MAO (Moskovskoe Arjitekturnoe Obshchesvo): Colégio de Arquitetos de Moscou.
. Ilia Golosov: . Comissão de Pintura, Escultura e Arquitetura: embasados
nas artes de esquerda, usavam a iconografia simbólica que expressava os novos programas.
nas artes de esquerda, usavam a iconografia simbólica que expressava os novos programas.
Principais arquitetos
. Zodchij
. Ivan Fomin:
. Ivan Fomin:
Boris Koroliov
Alexandr Rodchenko:
. Alexandr Vesnin
. Iakov Chernijov:.
. Moiséi Iakovlevich:
. Ivan Leonidov:
. El Lissitzky:.
. Konstantin Melnikov:.
. Alexandr Rodchenko:
. Vladímir Tatlin:.
. Alexandr Vesnin:.
. Iakov Chernijov:.
. Moiséi Iakovlevich:
. Ivan Leonidov:
. El Lissitzky:.
. Konstantin Melnikov:.
. Alexandr Rodchenko:
. Vladímir Tatlin:.
. Alexandr Vesnin:.
Apos a crise do socialismo e a morte e Lênin, em 1931 Stalin assume o
governo e começa a perseguir os construtivistas, com acusações de inventarem uma
forma de arte e arquitetura sem propósito, com a intenção de acabar com as idéias
da revolução, de ir contra o moderno e preservar o clássico. Após o começo da Guerra
Fria Stalin começou um processo de apagamento das origens e diretrizes do construtivismo,
pois o ditador achava que além do clássico elas remetiam ao ocidente também.
O construtivismo Deixou raízes e serviu de influencia para as vanguardas que
surgiriam posteriormente como a Bauhaus alemã e o neoplasticismo holandês.
governo e começa a perseguir os construtivistas, com acusações de inventarem uma
forma de arte e arquitetura sem propósito, com a intenção de acabar com as idéias
da revolução, de ir contra o moderno e preservar o clássico. Após o começo da Guerra
Fria Stalin começou um processo de apagamento das origens e diretrizes do construtivismo,
pois o ditador achava que além do clássico elas remetiam ao ocidente também.
O construtivismo Deixou raízes e serviu de influencia para as vanguardas que
surgiriam posteriormente como a Bauhaus alemã e o neoplasticismo holandês.
Principais Obras:
Monumento à III Internacional: Construída por Tatlin, é uma gigante espiral de aço
constituída por três cômodos de formas diferentes: uma forma cilíndrica, uma
pirâmide e uma forma cúbica envidraçados e informativos. Eles giram entre si
em tempos diferentes, o cilindro demora um dia para a rotação completa, a pirâmide
um mês e o cubo um ano.
constituída por três cômodos de formas diferentes: uma forma cilíndrica, uma
pirâmide e uma forma cúbica envidraçados e informativos. Eles giram entre si
em tempos diferentes, o cilindro demora um dia para a rotação completa, a pirâmide
um mês e o cubo um ano.
Fonte:http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://thaa2.files.wordpress.com/2009/07/tatlin.jpg&imgrefurl
Torre de radio em Moscou: de Vladimir Shujov, foi projetada para ter 150
metros de altura e era feita de cinco hipérboles superpostas. A estrutura poderia
se executada sem a necessidade de andaimes. Essa torre era associada à beleza
e expressividade do monumento de Tatlin.
se executada sem a necessidade de andaimes. Essa torre era associada à beleza
e expressividade do monumento de Tatlin.
Fonte:http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.espanarusa.com/images/alex/news/9_13/mie/shujov
Palácio do trabalho: de Noi Trotsky. Lugar para eventos, palestras, congresso e reuniões.
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