O Tema Arco do Triunfo
*
Os arcos triunfais tem significado comemorativo e também cerimonial. Alguns deles faziam parte de muralhas de proteção, outros foram construídos em comemoração a um tema específico, normalmente vitória em batalhas. O Arco de Constantino, usado como modelo para o esquema acima, é um dos mais significativos da arquitetura romana, foi construído em homenagem à sua vitória na Batalha de Monte Mílvio em 312 d.C. e foi inaugurado oficialmente em 315 d.C.
*
Arquitetonicamente falando os arcos triunfais possuem um modelo padrão composto por um arco principal central e dois arcos laterais menores. Estes arcos estão ligados entre si por um sistema proporcional muito elaborado. As impostas do arco central estão no mesmo alinhamento da chave dos arcos laterais. Os pedestais são todos da mesma altura e as colunas também, fazendo o alinhamento para uma única cornija que circunda toda a construção. O elemento acima da cornija recebe o nome de ático e é muito importante, pois é nele que a dedicatória é registrada. Sua ornamentação segue os mesmos padrões e alinhamento da ornamentação abaixo da cornija. No Arco de Constantino as colunas são apenas engastadas e podemos apreciar por completo sua exuberância, a ordem escolhida é a coríntia, preferida dos romanos.
*
O Arco de Orange é bem mais antigo e seu estado de conservação deixa a desejar, porém é possível observarmos que o modelo e as proporções são as mesmas.
Ao lado temos um detalhe do intradorso do Arco de Sétimo Severo. Observem a riqueza da ornamentação, decorado com rosetas. Também conseguimos observar o destacamento da coluna e sua projeção como pilastra na parede. A Imposta é ornamentada com uma moldura em gola direita e dentículos, muito usados pelos romanos.
*
Nenhum comentário:
Postar um comentário