Translate

terça-feira, 6 de maio de 2014

Op Art ou Arte Óptica

A expressão “op art” significa “arte óptica”. Veio com a intenção de simbolizar um mundo mutável e instável, que não se mantém nunca o mesmo. É a arte “menos expressão e mais visualização”.
Embora o termo op art tenha sido usado pela primeira vez em 1964 na Revista Time, as obras já eram produzidas há alguns anos. Considera-se como uma das primeiras expressões dessa arte, uma obra do artista Victor Vasarely, a Zebra (1938), composta por linhas diagonais preto e branco, curvadas, que dão a impressão tridimensional de uma zebra sentada.
Os trabalhos de op art são em geral abstratos. Quando são observados, dão a impressão de movimento, vibração, às vezes, parece que se deformam.
Como a  arte acaba sempre refletindo na arquitetura, hoje vamos mostrar um exemplo interessante de um bar em Shanghai na China. Desenvolvido pelo escritório 3 Gatti em 2007, esta obra chamada “ZeBar”, se inspirou nos trabalhos da op art.
Op art aparece na decoração, na moda, tecidos, papéis de parede. Influenciou em sua época e continua aparecendo até hoje.
É uma arte interessante porque, apesar de geométrica e rígida, consegue brincar com nosso cérebro criando sensações!

Por Ark Idéias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário