Translate

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Novos princípios do urbanismo – François Ascher


François AscherFrançois Ascher (1946-2009), urbanista e sociólogo ganhador do Grand Prix de l’urbanisme de 2009,  é autor do livro‘Metápolis’ (1995) e a quem é atribuído a definição do termo.
Em seu livro de 2001 ‘Novos princípios do urbanismo’ trata dos desafios da sociedade onde as conexões vão além dos laços físicos e visíveis e como a maior presença das redes nos obriga a entender a dimensão das cidades de outra forma. É o que chama de neo-urbanismo.
Aqui cito apenas algumas passagens onde o autor refere a importância dos modelos e na qualidade dos dados e informações para melhorias na gestão pública.
“Os profissionais do urbanismo serão levados a introduzir nas suas práticas o uso destes novos modelos de desempenho e a utilizar as potencialidades das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) nas suas próprias atividades. Os bancos de dados urbanos e os modelos de simulação e visualização a três dimensões abrem, com efeito, possibilidades consideráveis que ‘retroagem’ nos conteúdos dos próprios projetos.” [Da particularização espacial à cidade de todas as redes]
“Isso [impulsionar a gestão procedimental de interesse geral]necessita de competências técnicas, de sistemas de observação e de bases de dados bastante mais elaboradas do que aquelas de que as administrações, com uma atividade que era muito mais ‘normalizada’ e repetitiva, dispunham.” [Da administração à regulação]
A versão de 2010 da editora portuguesa ainda traz do mesmo autor o texto ‘Novos compromissos urbanos – um léxico’ (2008). No Brasil encontrei somente esta versão para venda.
FONTE: http://poaxpatial.wordpress.com/2011/09/09/novo-principios-do-urbanismo-francois-ascher/

Nenhum comentário:

Postar um comentário