Translate

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Intervenção Urbana: "A cidade é jogar", São Paulo

O coletivo brasileiro basurama se dedica desde 2001 à gestão e produção de diversos eventos culturais. Na maioria dos projetos enfatizam a importância dos espaços públicos como uma reunião e interação nas cidades ea necessidade de prolongar a vida útil de certos materiais não acabar no lixo.
A última equipe de intervenção urbana fez basurama, chamada "A Cidade é jogar" foi apresentado no festival "Tack Cultural 2013" realizada todos os anos em São Paulo e tem como objetivo levar arte e cultura para as pessoas através de vários eventos, tais como intervenções em espaços públicos, oficinas, recitais, peças de teatro, etc.
Mais detalhes abaixo.
   
O último fim de semana (18 e 19 de Maio) Este festival foi realizado nas principais avenidas e mais movimentados locais na cidade de São Paulo. A intervenção "A Cidade é jogar" consistia em dezenas de balanços pendurados no Viaduto do Chá, a primeira peça de engenharia deste tipo construída na cidade. Localizado no Vale do Anhangabaú, a instalação foi um lugar privilegiado, uma vez que está localizado no centro de São Paulo.
© basurama Brasil, Via Facebook.
O convite criado pelos membros do grupo chamou todos os "filhos de 0-99 anos", usado brinquedos instalados neste espaço público. O fato de "voar" em um balanço sob uma grande ponte, chamou a atenção de dezenas de pessoas esperavam a sua vez para balançar e que observada a partir do viaduto.
© basurama Brasil, Via Facebook.
Os balanços ou "cadeiras voadoras" como seus criadores chamados, foram feitas com pneus que foram abandonados e foram cortadas ao meio. Eles também foram colocadas cordas longas e algumas bandeiras de cores para se destacar na estrutura cinza.
"Balançar Eu Adoro" © basurama Brasil, Via Facebook.
Em abril deste ano, basurama ordenou a instalação "balançar Eu Adoro", que também consistiu na instalação de oscilações de uma ponte nas proximidades do Parque de Diversões Minhocão, para o qual criou uma campanha em que uma pessoa poderia doar 10 reales e financiar um balanço . Como o evento foi um sucesso, eles decidiram replicar no festival recente Cultural Tack 2013, mas com outro nome.
© basurama Brasil, via Facebook.
A intervenção urbana foi possível porque a parte inferior do Viaduto do Chá é ativado com uma esplanada de pedestres. Além disso, esta facilidade mostrou que a cidade pode ser explorada de uma forma lúdica, proporcionando aos seus cidadãos novas experiências que quebram a rotina que fazem parte determinados lugares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário