Translate

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Intervención Urbana: Call Parade

© Carla Pires de Carvalho Fernande
Cierta nostalgia queda por los objetos cotidianos que nos acompañaron en un pasado no tan lejano. Los teléfonos públicos es un ejemplo de esto. Hace algunas semanas les mostramos una intervención donde se proponía usar los teléfonos como un lugar para intercambiar libros que pretendía rescatar los teléfonos y hacer que no pasaran al olvida.
Es el mismo sentido que sigue el Call Parade, una exposición que comenzó el domingo pasado en Sao Paulo y convirtió los teléfonos públicos de la ciudad en verdaderas obras de arte.
© Silton Marcel Paternezi

Un sitio especial para esta exposición muestra las diferentes rutas que se pueden hacer siguiendo los teléfonos.
© Robson Santana
Calendario Lunar © Alan Chu
Papagayos © Claudio Tozzi
© Coletivo Pop-Up #CallParade
© Cris Campana
Fuente: Wall Call

ntervenção Urbana: "me jogar, eu sou seu"

Em março de 2008, o artista britânico Luke Jerram ordenou 15 pianos em estações de trem, parques públicos, paragens de autocarro e skateparks em Birmingham, Reino Unido, sob o slogan "Play me, eu sou seu" , de modo que participantes tocar, instrumentos musicais gratuitos e livremente. A amostra verificada de forma semelhante, busca democratizar o acesso a essas ferramentas e adicionar um compartilhamento de sons mais agradáveis ​​que comumente gerados nas cidades.
Como a instalação de arte teve uma boa recepção em sua primeira exposição no Reino Unido, onde recebeu mais de 140.000 visitas, manteve-se até hoje e tem sido replicado em mais de 30 cidades na Austrália, Canadá, China, Espanha, EUA França, Irlanda e Hungria, entre outros. Na América Latina, apenas pianos foram instalados na cidade de São Paulo, em novembro de 2008.
   
Em todo o mundo, a iniciativa Jerram foi visitado por mais de dois milhões de pessoas em cerca de 600 pianos que são mais de 80 anos de idade. Por seu caráter inovador, a instalação de arte foi escolhido para fazer parte do Jogos Pan-americanos e Parapan Toronto 2015 que, embora aludindo a três anos, desenvolveram diversas atividades artísticas e culturais, a fim de disseminar na população. Assim, "Play me, eu sou seu", foi exibido na terça-feira 10 em David Pecaut Square, no Metro Hall.
Em outubro de 2012, a usina está prevista para chegar em Ontário, Canadá; Hangzhou, China;Perth, Austrália e de Cambridge, Reino Unido, gerando a mesma zumbido do que no passado.
A amostra pode ser solicitado através do seu site  pianos da rua , para ser instalado em uma determinada cidade. Para isso, é necessário dispor de um patrocinador local e, se obtidas, pianos permanecer por um período de 2-3 semanas em cada lugar e pode ser operado por artistas locais.
Depois de cada amostra, a organização pretende que as pessoas não só interagem em torno de pianos, mas se comunicar através da Internet, para compartilhar fotos e comentários das reuniões.
"Jogue-me, eu sou seu" é um exemplo de uso dos espaços públicos em torno de eventos artísticos e culturais, que reúnem pessoas de todas as idades em diferentes nações.