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quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Mesmos Espaços, Novos Usos

TERMINAL RODOVIÁRIO/LONDRINA/1952/VILANOVA ARTIGAS

O arquiteto João Batista Vilanova Artigas é o dono de obras marcantes na arquitetura brasileira, e entre elas se destaca o primeiro terminal rodoviário da cidade de Londrina/Paraná. A obra foi um marco na arquitetura moderna e hoje é patrimônio histórico da cidade.

Terminal Rodoviário de Londrina - Anos 50
Sua arquitetura chama atenção pelo conjunto de sete cascas de concreto armado em forma de abóbada, sendo a última seção apoiada em pilares inclinados. Apesar de simples e formal, a obra se identifica com o local em que está inserida e serve como referência para a cidade.
Corte e Planta - Terminal Rodoviário de Londrina

A obra do Artigas passou por diversas fases desde a sua inauguração: ocupação, saturação, abandono e reabilitação para outro uso. Com o passar dos anos a demanda do transporte rodoviário aumentou e a edificação se tornou insuficiente para atender o intenso movimento. Não encontraram outra solução a não ser a escolha de um novo terminal rodoviário para a cidade.
Os motivos que justificaram tal decisão foram: o impacto que uma ampliação causaria no patrimônio, a falta de espaço no centro urbano e o fato de o trânsito local ter ficado saturado.
Com a saída do terminal o bem foi tombado, em 1975, e começou a ser ponto para feiras de arte que acabaram por deteriorar o prédio. Em 1993 a obra foi restaurada e adaptada como Museu de Arte de Londrina.
 Obra e novo uso - Museu de Arte

Escultura em Papel - Museu de Arte de Londrina

Enfim, tudo se transforma e mudanças são bem vindas quando preciso for.

Referências:

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