Translate

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Quantos DEGRAIS tem esta escada?


Esta foi a pergunta que ouvi alguns anos atrás em uma obra, durante uma reunião
para resolver qual a melhor forma de executar uma escada "dentada". E adivinha 
quem fez a infeliz pergunta? O engenheiro, responsável pela execução e gerenciamento 
da obra!

Naquele momento consegui segurar meus "surtos ortográficos", mas faltou muito 
pouco para eu soltar uma de minhas pérolas, tão costumeiras para quem convive 
comigo: Nenhum, porque uma escada é formada por degraus e não degrais!


É isso mesmo, para quem não sabe, o plural de degrau é degraus com U e não 
com I! É claro que você já sabia, não é? Pois o empreiteiro e o pedreiro que 
participavam da reunião também sabiam e perceberam a gafe do engenheiro... 
Pelo menos eu acho, porque trocaram um olhar de espanto seguido de um risinho 
constrangedor!

Então, se você é engenheiro, arquiteto, tecnólogo ou simplesmente está construindo 
para morar ou investir, cuidado para não tropeçar no português, principalmente 
próximo aos operários da obra que, a cada dia que passa, estão mais esclarecidos, 
disputados pelas construtoras e, consequentemente, melhor remunerados!


Por:http://www.dicasdeportugues.net/2012/05/quantos-degrais-
tem-esta-escada.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário