CONHEÇA 10 DOS ESCRITÓRIOS DE ARQUITETURA MAIS INOVADORES DO MUNDO
Baseado na avaliação de seus leitores acerca de alguns dos projetos de arquitetura recentes mais prestigiados do mundo, o portal norte-americano Fast Company elegeu os dez escritórios de arquitetura mais inovadores.
Projetos inusitados, controle do processo de construção, e comprometimento com o uso de novas tecnologias estão entre os motivos pelos quais as companhias entraram para a lista.
Confira:
1 – SHoP Architects
Motivo: Transforma a lógica de negócios por trás da construção de edifícios.
Além de ter passado, em poucos anos, do projeto de pequenas obras para obras de grande porte, este escritório norte-americano associou-se ao mercado das incorporadoras e repensa a forma como os arquitetos são pagos por seus trabalhos.
Motivo: Compromete-se com a inovação.
Em meio a fachadas espelhadas e desenhos angulosos, a arquiteta tem uma identidade que se destaca no mercado. O escritório da iraquiana é finalista em concursos que vão desde iates até arranha-céus, passando por centros aquáticos, memoriais e complexos esportivos.
Motivo: Não tem medo de briga.
Atualmente, o escritório está a frente da reestruturação do Museum of Modern Art de Nova York e recomendou a demolição do vizinho American Folk Art Museum. Arquitetos do mundo inteiro e novaiorquinos criticaram a decisão, mas o DSR não recuou.
4 – NBBJ
Motivo: Repensa o local onde seus projetos serão construídos.
Com sede em mais de dez cidades, o escritório fecha negócios com gigantes da tecnologia por meio de projetos que transformam sedes corporativas suburbanas em espaços para o futuro.
5 – NL Architects
Motivo: Olha para cima.
Os arquitetos de Amsterdã tentam encontrar, em cada projeto, um uso diferente para os terraços e coberturas, sejam jardins tradicionais, piscinas com borda infinita ou pistas para ciclistas.
6 – AL_A
Motivo: É simplesmente inovador.
Após montar seu próprio escritório em 2009, a arquiteta britânica Amanda Levete vem derrotando arquitetos mais velhos e experientes em concursos para projetar, por exemplo, o futuro maior museu de design do mundo, um complexo comercial em Bangcoc e um centro cultural em Lisboa.
7 – Gluck+
Motivo: Controla todo o processo de construção.
Com um programa batizado de “Architect Led Design Build”, os arquitetos novaiorquinos oferecem projetos completos, desde a concepção até a inauguração.
8 – David Rockwell
Motivo: Reinventa palcos para as conferências TED.
O arquiteto vem trabalhando em parceria com a organização sem fins lucrativos TED, que organiza palestras e conferências para disseminação de ideias. Para a TED2014, um espaço itinerante será construído a fim de melhorar a relação entre o público e os palestrantes.
9 – Clive Wilkinson
Motivo: Incorpora o conceito de “diversão” em projetos de escritórios.
Focado em arquiteutra de interiores, o arquiteto sul-africano é conhecido por seus projetos de escritórios dinâmicos e agradáveis, que utilizam cores vibrantes em contraste com o padrão corporativo vigente.
10 – MVRDV
Motivo: Explora fachadas “chamativas”.
Com obras marcadas pelos exteriores vitrificados, o escritório holandês permeia a linha tênue entre tradição e inovação.
E aí, qual deles você conhecia? Comente!
Fonte: Arcoweb
Nenhum comentário:
Postar um comentário