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segunda-feira, 4 de agosto de 2014



COMO ABRIR O SEU PRÓPRIO ESCRITÓRIO DE ARQUITETURA


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Muitas pessoas conseguiam, umas mais facilmente e outras com um pouco mais de dificuldade. Por que você não conseguiria também?
É possível que você esteja somente começando a pensar sobre o assunto, ou talvez você já esteja na briga faz alguns anos e ainda nada deu certo. Onde estão os problemas? Seus amigos dizem que você é competente, seus pais dizem que você é brilhante, mas e o mercado? O que diz?
Será que seus amigos só estão te encorajando e seus pais estão mesmo é preocupados com o seu futuro? Bem, como eu, muitas pessoas querem um dia ter seus próprios escritórios, mas todo mundo sabe que não é assim tão fácil começar do zero. Segundo Mark Cavagnero, 99% dos desafios não estão em dar conta dos pedidos, como negociar contratos, como contratar seu primeiro funcionário ou resolver se vai usar o REVIT ou o AutoCad. Todos esses são problemas, claro, mas o principal problema é como conseguir ser contratado? Mark abriu seu escritório em São Francisco há 19 anos e a principal pergunta que ele traz é “De que maneira, realmente, você sai para sua vida de arquiteto por conta própria e consegue sobreviver?” Segundo ele, essa é uma parte que ninguém nunca comenta.
Claro que montar um negócio evolve muita lágrimas e suor, e com certeza um pouco de sorte, mas sempre é bom saber das pessoas com mais experiência que nós, como foram seus escritórios no início de carreira, suas estratégias e principalmente, o que não fazer para afundar o barco.
Para isso, aqui estão algumas dicas de como começar o seu novo escritório de arquitetura:
1. Quem é você?
A primeira coisa, antes de sair por aí distribuindo panfletos, pagando para aparecer em páginas em revistas ou mesmo incomodando clientes, é pensar “o que quero ser quando crescer”, pois somente isso definirá sua marca, se você será visto como um arquiteto paisagista, como um arquiteto de interiores ou um arquiteto comercial, por exemplo. Você precisa achar sua paixão, saber o que quer e gosta de fazer, pois se nem isso você tiver claro em sua mente, você não conseguirá se comunicar com seus clientes.
2. Socialize-se com os clientes que você quer
Ter a seu próprio escritório significa estar sempre correndo atrás do relógio. Não existirá mais a separação do durante o trabalho e o depois do trabalho. O que haverá será uma vida social onde você sempre estará buscando um trabalho. Você precisará estar onde você quiser estar. Por exemplo, quer projetar em um determinado bairro? Quer arranjar clientes fora do seu círculo social? Comece a dar caminhadas, visite parques, conheça pessoas, compareça em festas diversas. Mas você não pode parecer que esta caçando pessoas ou clientes, é preciso ficar “relaxado” como se não precisasse de nada. “É ser você mesmo, as pessoas apreciam e gostam de ver isso, não somente um vendedor qualquer que esta lá para mostrar seus serviços”, diz Samuel Fajner.
Outro detalhe é que para projetos institucionais, governamentais ou educacionais, hoje em dia existe muita burocracia, incontáveis leis e inúmeros prós e contras. Com isso, os clientes públicos, com medo de tantos quilos de papéis para assinar, ficam com medo até mesmo de almoçar com o arquiteto. Ou seja, ser sociável e saber conversar conta muito na hora de fazer negócio.
3. Procure conhecer o que sua cidade oferece para pequenos empresários.
Conheça quem trabalha sozinho, quem trabalho em grupo, quais fornecedores são melhores para pequenas obras, como tentar pegar um pouco de sol entre os grandes. Afilie-se em associações de escritórios de arquitetura, vá em reuniões do ramo, simpósios, conferências, tudo o que puder. Munido de todas as informações possíveis, fica mais fácil saber onde pisar ou com quem contar no futuro.
4. Peça por conselhos.
Pegue o telefone, selecione 5 escritórios que você admira e ligue para eles. Ao falar com o chefe diga: “Este é o meu nome, tenho essa idade e eu quero montar o meu próprio escritório. Eu sei que você começou sua empresa há X anos e eu realmente gostaria de poder conversar com você, entender pelo que você passou, suas lutas, as lições que aprendeu e os erros que você cometeu que podem salvar a minha vida”.  Segundo Fajner, é impressionante como um telefonema sincero torna as pessoas receptivas, que podem vir a te ajudar muito no seu começo de carreira.
5.Marketing
Quando você tem um escritório com uma ou duas pessoas, “marketing” pode soar um pouco luxuoso demais não é mesmo? Mas não importa sua situação, fazer com que as pessoas saibam quem é você e o que você faz é essencial. Assim que puder, você precisa publicar algum trabalho. Claro que isso envolve custos e nada é de graça, mas concentre seu dinheiro. Melhor uma boa publicação com boa visibilidade do que algumas citações perdidas por aí.
No começo ficamos perdidos em como realmente mostrar o nosso trabalho não é mesmo? Mas se pararmos para pensar, somos “treinados” para resolver problemas certo? Mas da mesma forma, parece que temos barreiras na hora de nos autopromover de forma criativa. A dica de Cass Calder Smith é para pensar nisso como se fosse qualquer outro projeto. “Pare tudo e pense, sou um arquiteto criativo e estudei para isso, resolvo problemas com criatividade. Isso é o que eu faço: resolvo problemas, então vou aplicar isso na minha situação e no meu negócio!”
Depois, com mais dinheiro em caixa é aconselhável deixar isso para os profissionais da área. Afinal se todo mundo tivesse um pouco de arquiteto em si para sair projetando, ninguém iria nos contratar não é mesmo?
6. Considere trabalhar de graça ou por quase nada, pelo projeto que valha a pena.
Você está começando na carreira de uma vida. O que você tem para mostrar? Pouca coisa. O que você pode dar? Horas de trabalho. Então se você conseguir trabalhar em um projeto que dará um retorno para o seu nome, apenas faça. Por exemplo, um restaurante é um local visto por muitas pessoas diariamente. Caso tenha a chance de participar, mesmo que de graça, ou juntar-se a outro escritório que esteja fazendo o projeto por um salário mais baixo, de um projeto que você veja que terá muita visibilidade, é altamente recomendando fazer isso. Além do mais, você é jovem e de uma maneira ou de outra sobreviverá a isso. Seu futuro agradece.
Fazer um trabalho para ter visibilidade, mesmo que não pague bem, mas que será muito bom e sairá na mídia muitas vezes, significa também que a mídia falará muitas vezes sobre seu projeto. Esse é um dos melhores jeitos de conseguir outros trabalhos, fazer com que as pessoas falem sobre seu trabalho. E é falando sobre seu trabalho que elas estarão promovendo seu nome por ai a fora.
7. Participe de concursos e competições
O número de participantes que concorrem é menor do que você imagina – e um pouco de trabalho duro pode valer, e muito, a pena. Há oportunidades onde você somente precisa submeter alguns renders e um conceito. Isso fará com que seu trabalho seja publicado, algumas vezes em revistas, algumas vezes somente on line. Mas você nunca sabe que estará lendo essas publicações. Pode ser algo pequeno, porem é algo escrito sobre seu trabalho, haverá desenhos, renders e comentários na internet para quem quiser ver. Isso lhe dá um corpo de trabalho, algo para dizer “está la, é só conferir”. Pode ser que você não ganhe a competição, mas é uma oportunidade para tonar-se conhecido.
8. Invista em uma boa fotografia
Para que seja impressa ou mesmo postada na web, é bom ter fotos de tirar o fôlego! Segundo Mark Cavagnero, na mídia muito do que é comentado é sobre ter imagens de alta qualidade. “O que você puder investir em uma boa foto, valerá muito a pena, mesmo que seja o seu mais modesto projeto”. Mesmo que você não consiga pagar por várias fotos, você ainda pode extrair o máximo das que conseguir tirar. Caso tire 5 ou 10 boas fotos, se elas tiverem uma alta resolução você ainda pode cortá-las e ter como produto final várias boas fotos de detalhes. “Você normalmente consegue fazer com que um projeto simples pareça muito melhor”.
Ache um fotógrafo que entenda sua visão. Comece uma relação com um fotografo que você realmente goste, cujo trabalho lhe agrade e que entra em sintonia com o seu. Os bons fotografos escutam o que você que falar e o que quer passar através da sua arquitetura, e não somente vão entrando na obra e começam a tirar fotos. Eles vão querer mostrar através das fotos o melhor do que você queria transmitir em seu projeto.
9. Use a internet, ela é sua amiga
A nossa geração já é outra, ela está ligada quase 24h por dia na internet. Mas você ficaria surpreso em saber quantos escritórios de arquitetura não tem um site decente na internet. E você, ja tem um?
Contudo, o melhor da web é ser visto por pessoas do mundo todo. Ter seus projetos on line em alguma revista significa que em qualquer lugar poderá haver uma pessoa lendo sobre você. Seja na hora do café lendo em um tablet, seja nos sites de busca procurando “arquiteto na cidade tal”. Quanto mais coisas tiver na internet mais keywords estarão relacionadas ao seu nome e ao seu trabalho. Talvez uma amizade com um editor de revista também ajude! Mas isso já é mais difícil.
E quanto mais as pessoas procurarem por arquitetura on line e você aparecer na busca, bem, o que as pessoas vão pensar: “esse aquiteto(a) deve ser bom(a) não é mesmo? Vou falar com ele(a) sobre o meu projeto”. Simples assim.
10. Transforme seus projetos pequenos em projetos grandes
Use qualquer experiência que você teve como fundamento para conseguir novos trabalhos na mesma área, mas nunca, nunca menospreze seu trabalho. Cada um dos projetos em que trabalhou, são seus projetos, seu suor e tempo que foi investido. Se um dia você trabalhou em um escritório e fez o projeto dos banheiros de um aeroporto, então você tem EXPERIÊNCIA em aeroportos e ninguém pode dizer o contrário. E não comece com “mas eu fiz somente os banheiros!” Nunca peça desculpas. Nessa hora não há espaço para ser modesto e você precisa estar confiante quando abrir sua empresa. Você está começando com muito pouco e todo o seu portfólio, seja de 5 ou 10 anos atrás, conta, pois foi você quem fez!
Os clientes, claro, sempre vão querer os “experts”. Mas ninguém começa no topo, certo? Agora, para entrar no radar deles você precisa suar. Caso tenha feito alguns projetos de restaurantes, lojas, casas, qualquer coisa no início da carreira, continue fazendo. Pois ao fazer um bom trabalho, você é indicado para fazer algo parecido para outro cliente. Com o tempo os clientes percebem que é melhor ligar para você do que para uma pessoas que eles talvez conheçam. E se você já está facilitando o trabalho deles, eles podem começar a dizer: “ Você está fazendo um ótimo trabalho com os banheiros do aeroporto, que tal se você também fizesse as salas de espera? Ou talvez o lobby?” E quando você menos esperar o trabalho começa a aumentar e junto com a experiência, quem sabe você não é chamado(a) um dia para fazer o aeroporto inteiro?
11. Faça parcerias com grandes escritórios para participar de grandes projetos.
 Em um escritório pequeno será quase impossível participar de grandes licitações ou projetos, até mesmo pela falta de mão de obra para trabalhar no projeto. Mas você sempre pode firmar parcerias e colocar seu nome em projetos de grande de escala. Segundo Melissa Werner, você precisa fazer com que os grandes escritórios saibam que você tem interesse em trabalhar com eles. Ao entrar em contato com outros escritórios, que podem ser especializados em fazer projetos totalmente diferentes dos seus, você pode, dentro de um mega projeto, como shoppings, aeroportos, centro de convenções e assim por diante, projetar um restaurante por exemplo. Assim você poderá participar em uma pequena parte de um grande projeto, que pode levar a trabalhos maiores no futuro.
 Outra possibilidade é que um grande projeto venha para sua cidade e um escritório de fora precise da sua experiência local para ajudar  nos trabalhos. Pode ser que você não tenha experiência em escalas muito grandes, mas nessa hora a troca de informações e técnicas ajudará ambos os lados.
12. Não jogue fora oportunidades “excêntricas”.
 Sylvia Kwan, membro do Instituto Americano de Arquitetos, ainda fica satisfeita e feliz ao lembrar de um e-mail um pouco estranho que recebeu há alguns anos. Ela conta que recebeu um propaganda de um programa de Tv chamado “Extreme Living”. Ao submeter seu projeto ao programa e depois dos criadores aceitarem mostrar o projeto no show, pelo menos duas vezes ao ano o programa reprisa, e o escritório recebe ligações de clientes sobre novos projetos. Como se o projeto tivesse sido feito naquele mês.
 Ou seja, aproveitar oportunidades que aparecem, mesmo que um pouco estranhas logo de início, podem gerar uma boa publicidade para seu escritório. Seja um projeto para um parente sem dinheiro, um programa de decoração em um canal de Tv fechado, ou até mesmo fazer um projeto sem nem mesmo ter cliente (mais algumas imagens digitais para seu portfolio).
13. Tenha um network com toda a indústria, não somente com os arquitetos.
 Caso você conheça um vendedor de móveis em uma festa, não o subestime somente pelo fato dele não ser um arquiteto. Fabricantes e fornecedores tem valiosas informações que pode ajudá-lo a conseguir novos projetos. Essas pessoas são muito boas para fazer negócios e conhecem as empresas que precisam de serviços na sua cidade, quem está expandindo, quem está mudando de endereço, quem está querendo comprar salas comerciais e várias outras coisas. Ter uma grande rede de contatos, em todas as áreas, facilita muito a vida de um arquiteto. Afinal eles podem estar procurando o mesmo tipo de trabalho que você está, mas de um ângulo completamente diferente do seu, onde todo mundo pode se beneficiar disso.
14.Publique seu trabalho onde os clientes irão realmente vê-lo
 Lembre-se que nem sempre as suas revistas favoritas são aquelas que seus possíveis clientes leem. Ou seja, revista de arquitetura, são arquitetos que compram, na sua maioria. Evidente que ao ter seu projeto publicado em algum lugar, muitas pessoas irão passar a conhecê-lo(a), mas revistas especializadas de arquitetura são feitas para quem gosta ou vive de arquitetura. Mas sabemos quem nem todas as pessoas tem esse interesse, não é mesmo? Por que então não escolher revistas  de negócios ou lifestyle? É bom ser reconhecido por outros arquitetos, mas cá entre nós, não são eles que vão trazer novos projetos para seu escritório. Busque seus clientes em locais onde eles possam ler sobre você.
 15. Saia da toca e interaja no meio social
  Há locais onde nunca se para de conversar sobre reformas, construção e imóveis. Um local por exemplo é o playground. Assim como a academia de musculação, ou um churrasco ou qualquer lugar onde pessoas circulem pessoas. Principalmente novos pais e mães a procura de um lar. Caso você tenha filhos, eles são a melhor forma de começar um negócio. Pois é saindo com eles para brincar em um parquinho ou para comprar fraldas, que será onde você encontrará pais na mesma situação. Caso seu escritório seja especializado em casas unifamiliares, melhor ainda, pois nessa área a melhor publicidade é o boca a boca. Na porta da escola, na creche ou no final da aula de natação. Sempre será necessário uma reforma aqui, outra ali, um conselho, ou mesmo um projeto bem modesto. Mas conhecendo você melhor, eles lhe contratarão.
 É sabido que arquitetos podem não ter uma vida social muito badalada, mas é preciso sair por aí para que seus futuros clientes saibam que você exista! Isso demanda muito esforço, energia e uma vida pessoal transparente.
 Você não pode separar sua vida pessoal do seu negócio. Quando você pensa que aquele evento de sexta a noite será para descansar, passear com sua família ou amigos, espere até começar uma conversa e no meio dela um amigo de um amigo seu falar “estou pensando em comprar uma casa ou reformar a minha” e seu espírito de arquiteto vai aparecer. Mesmo que você não queira, perder um possível cliente não pode ser jogado fora.
 Quando chegar ao ponto de que você, mesmo não querendo sair, for para uma festinha de criança de 7 anos da amiga do seu filho só porque ouviu que o tio dela comprou um terreno e está querendo projetar uma loja, aí sim, você está pronto para andar com as próprias pernas em relação ao seu escritório, diz Mark Cavagnero. Se você não está pronto para fazer isso, então é provável que você não esteja pronto para seguir com um negócio próprio, pois as pessoas não vão simplesmente ligar e contratar você. É necessário sim, sem sombra de dúvidas que você vá a luta.
Fonte: Architizer, imagem 
http://arquitetesuasideias.com/  ·  · in Arquitetura. ·


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