Translate

sexta-feira, 1 de agosto de 2014




 FILME:  O Quinto Poder





«O Quinto Poder» de Julian Assange«O Quinto Poder» de Julian Assange

«O Quinto Poder», realizado por Bill Condon, aborda o crescimento do WikiLeaks, mas principalmente a relação entre o seu fundador, Julian Assange, e Daniel Domscheit-Berg, elemento fulcral no crescimento do site. O filme não convence em pleno, mas as interpretações de Benedict Cumberbatch e Daniel Brühl valem a deslocação ao cinema.

Informático de grande talento, Daniel Berg (Daniel Brühl) conhece Julian Assange (Benedict Cumberbatch) e desde logo há uma intensa ligação entre os dois. No começo, Berg vê Assange como um “Messias”, com o seu desejo de denunciar os podres dos poderosos e do sistema. No entanto, com o tempo, e depois do “discípulo” conhecer melhor o seu mentor, o conflito entre ambos inevitavelmente surge.  
Teoricamente, a contenda entre Assange e Berg deveria dominar o argumento de «O Quinto Poder». No entanto, Bill Condon não encontra o tom do filme e apresenta uma obra algo confusa, já que, ao mesmo tempo, aborda o crescimento do WikiLeaks, o papel desse crescimento no Mundo, a relação do site com a comunicação social e a perseguição na qual foi alvo o seu mentor.  
Portanto, muitos temas para um filme, o que acaba por poder confundir o espectador, que, a determinado momento, já não sabe o que acompanhar, ainda mais devido as inevitáveis explicações informáticas (ou talvez não…), que aumentam ainda mais a confusão do enredo.  
Podemos dividir o filme em duas partes. Na primeira, a apresentação dos seus intervenientes, feita de uma maneira bastante simples; na segunda, a divulgação dos polémicos documentos, muito mais interessante devido ao seu ritmo. A irregularidade no argumento de «O Quinto Poder» é evidente e quase deita por terra o filme, que acaba por sobreviver muito devido a Cumberbatch e Brühl, principalmente o primeiro, numa interpretação realmente exemplar. Ambos “carregam” o filme nas costas e acabam por atrair o cinéfilo para a confusa história.  
Em resumo, é quase impossível não comparar «O Quinto Poder» à «A Rede Social» e a verdade é que o filme de David Fincher é muito superior. Na batalha entre os dois sites que dominaram a internet nos últimos anos, entre o WikiLeaks e o Facebook, vitória tranquila de Mark Zuckerberg  sobre Julian Assange.
FICHA TÉCNICA  
Título: «O Quinto Poder»
Título original: «The Fifth Estate»
Realização: Bill Condon
Elenco: Benedict Cumberbatch, Carice van Houten, Daniel Brühl, Laura Linney, Michael Jibson e Stanley Tucci
Género: Biografia
Duração: 124 minutos
País: EUA
Ano: 2013

Por: Pedro Justino Alves

Um comentário:

  1. Um filme com boa história baseado en fatos reais.É interessante ver um filme que está baseado em fatos reais, acho que são as melhores historias, porque não necessita da ficção para fazer uma boa produção. Gostei muito dos filmes de Carice Van Houten, especialmente Race, não conhecia a história e realmente gostei. Super recomendo.

    ResponderExcluir