Translate

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

As mais belas pontes


Há vinte anos não se edifica nada de significativo , original ou importante. Impressionante como nossa Curitiba ficou para trás em matéria de inovação e urbanismo. Aqui, plêiade de pontes e passarelas inovadoras recentemente inauguradas pelo mundo. Nenhuma delas por aqui.
Esta sim é uma ponte estaiada. No sul da França, o viaduto de Millau, ícone do turismo tecnológico e industrial, tem as pilastras mais altas do mundo – com 343 metros . Supera as gargantes dos rios Tarn e Dourbie, no parque nacional Grands Causses. Projeto do arquiteto britânico Norman Foster e do engenheiro francês Michel Virlogeux. Tem 2460 metros de extensão, em sete mastros com 154 tirantes.
Serpente voadora, esta ponte para pedestres, tem 274 metros de extensão, com nove ondas definidas por equação matemática determinante da sua forma. Fica a 36 metros do chão, no ápice do seu vão. Nas fotos, vista externa inferior e interna superior.
Edificada pelo consórcio RSP das empresas Arquitetura e Engenharia de Cingapura com a IJP Corporation de Londres.Criada por Henderson Waves,em Cingapura, une o monte Faver ao parque das colinas Telok Blangah
Em Luxemburgo, na cidade de Esch, bela passarela une o centro com o parque Galgenberg. Sua gestualidade volumétrica contrasta com a mistura urbana do entorno. Feita em 2009 pelo estúdio Metaform Architects, com a cooperação do escritório de engenharia T6-Ney & Partners e o estúdio de iluminação Speirs&Major Associates.
Passarela peatonal Murinzel, na cidade de Graz, centro da Áustria, obra prima do artista Vito Acconci, sugere uma arca de vidro ancorada no meio do rio. No seu interior um anfiteatro ondulado para as pessoas tomarem sol abrigadas dos ventos.
A passarela de Postiguet, no Castelo de Alicante, no sul da Espanha, é conhecida como o Nó de Alicante. Proposta dos arquitetos  Susana Iñarra Abad y Marin Marinovic, com materiais translúcidos e luzes led, de cores mutantes. Uma flecha de luz que aponta para o mar Mediterrâneo
Leia Mais sobre pontes inovadoras em Ideias.
Postado por margaritasansone em abril 28th, 2014 |

Nenhum comentário:

Postar um comentário