Translate

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Livro ilustrado conta história da Villa Savoye, de Le Corbusier

O livro “Les Heures Claires de la Villa Savoye” combina ilustrações com material de arquivo e recordações pessoais dos moradores originais da famosa casa de veraneio projetada pelo arquiteto Le Corbusier, nos arredores da cidade francesa Poissy, em 1928.


Criada por Jean-Marc Savoye - neto dos clientes da obra, Pierre e Eugénie Savoye -, em colaboração com o pintor e ilustrador Jean-Philippe Delhomme, a publicação conta a história da residência desde a encomenda e desenho até a construção e ocupação.

Após um conturbado relacionamento com Le Corbusier durante a concepção do projeto, o casal passou a viver na casa em 1931. Em 1940, durante a Segunda Guerra Mundial, eles se mudaram. O local permaneceu em estado de quase ruína por muitos anos, até passar por inúmeros restauros.
A Villa Savoye é considerada patrimônio arquitetônico pelo governo da França e funciona, atualmente, como uma casa-museu.
A obra, também conhecida como Le Heures Claires (em português, As Horas Claras), foi a primeira a concretizar os cinco pontos da nova arquitetura, propostos por Le Corbusier: planta livre da estrutura; construção sobre pilotis; terraço-jardim; fachada livre; e janela em fita.
O livro estará disponível no site de Jean-Philippe Delhomme, a partir do dia 16 de abril, e custará 19 euros.

Publicada originalmente em ARCOweb em 10 de Abril de 2015

Fonte: http://arcoweb.com.br/noticias/arquitetura/livro-ilustrado-conta-historia-da-villa-savoye-de-le-corbusier?utm_source=Edicao15042&utm_medium=150422&utm_campaign=NewsletterARCOweb&utm_source=Virtual_Target&utm_medium=Email&utm_content=&utm_campaign=News-150422&utm_term=

Nenhum comentário:

Postar um comentário