Vocês já ouviram falar em Cobogó? Uma união das iniciais dos nomes Coimbra, Boeckmann e Góis, os arquitetos que deram origem ao estilo de paredes vazadas e que eram febre na década de 50. Na época eram feitas em cimento, mas como nós sempre buscamos referências no passado e tentamos colocar um pé no presente, hoje a variação é muito grande e a referência continua incrível!
Esse tipo de estrutura pode ser escolhida para diversos fins, além do estético. O principal deles é para evitar o superaquecimento do ambiente iluminado, permitindo a passagem da luz e da ventilação (nosso país de clima quente agradece a ideia) mas também para dividir espaços de maneira suave, já que o vazado dá uma sensação de amplitude e continuidade no espaço.
Tanto em ambientes internnos quanto externos, o Cobogó pode substituir uma parede de concreto e trazer também muita beleza ao ambiente. Se antigamente eram feitos só em concreto como citado à pouco, hoje em dia podem ser esmaltados, de metal, madeira, gesso, ferro e até pvc…
Demais, né?
Nenhum comentário:
Postar um comentário