A relação entre a largura das ruas e a felicidade dos pedestres
© Departamento de Planejamento de Toronto
Fonte:Constanza Martínez Gaete. "A relação entre a largura das ruas e a felicidade dos pedestres" 09 Nov 2014.ArchDaily Brasil. Acessado 9 Nov 2014. http://www.archdaily.com.br/br/756855/a-relacao-entre-a-largura-das-ruas-e-a-felicidade-dos-pedestres
O arquiteto canadense Brandon Donelly realizou um exercício para mostrar os fatores que determinam se um espaço público está ou não cumprindo sua função de acordo com o projeto original.
Para ilustrar isso, tomou como exemplo o conceito aplicado em Toronto sobre o direito de via pública – o espaço que existe entre os edifícios em calçadas opostas – e o relacionou com as diferentes sensações sentidas pelos pedestres em função da altura dos edifícios enquanto caminham pelas ruas.
A imagem acima, elaborada pelo Departamento de Planejamento de Toronto, foi tomada por Donelly do “Estudo das Avenidas e Edifícios de Altura Média”, também realizado em Toronto por Brook McIlroy Planning + Urban Design/Pace Architects em colaboração com E.R.A. Architects, Quadrangle Architects Limited y Urban Marketing Collaborative.
Nela se observa a sigla ROW, que representa o direito de via pública de uma rua média da cidade canadense e que, nesse caso, considera a largura das calçadas e das caixas de rolagem para os automóveis e para os bondes – dimensões que podem variar em outros países.
A partir da imagem, Donelly sustenta em um artigo que o direito de via pública tem uma função pública importante e que seu tamanho tem implicações no desenho urbano, assim, “como pedestres, é diferente caminhar por uma rua larga ou por uma rua estreita.”
Essa afirmação está diretamente relacionada à altura que devem ter os edifícios construídos ao longo de uma rua. Assim, o ideal é que a proporção seja de 1:1, tal como se observa na primeira imagem, e que nessas ruas não circulem muitos automóveis.
Tomando essa ideia, Donelly usou outro mapa, também elaborado pelo Departamento de Planejamento de Toronto.
Nesse mapa, as linhas amarelas correspondem às ruas que têm 20 metros de largura, as linhas vermelhas àquelas que têm 36 metros de largura, e as roxas às de 45 metros ou mais, que são, em geral, rodovias. O restante das cores representam ruas com largura entre 23 e 33 metros.
Deste modo, temos que as ruas representadas em amarelo, isto é, as mais estreitas, correspondem àquelas por onde é mais agradável caminhar e que se encontram, sobretudo, no centro. Por fim, as linhas vermelhas e roxas, isto é, as mais largas, são aquelas menos agradáveis de percorrer e que privilegiam os automóveis, como ocorre nas rodovias.
Mais informações em Avenue and Mid-Rise Buildings Study.
Via Plataforma Ubana. Tradução Romullo Baratto, ArchDaily Brasil.
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